Em celebração aos 150 anos de Alberto Santos Dumont, conhecido como o Pai da Aviação, a equipe do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), com a colaboração da Divisão de Manutenção (AME) do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), dedicou-se à revitalização das maquetes de foguetes e aviões no Parque Santos Dumont, localizado em São José dos Campos, São Paulo. Este projeto, que durou mais de 20 dias no mês de julho, foi realizado em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, que instalou adesivos de identificação em cada monumento no dia 7 de agosto.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Parque Santos Dumont: Um Espaço de História e Cultura

14BIS IAE

Criado em 1971, o Parque Santos Dumont é um espaço onde o público pode apreciar de perto as doações feitas pelo DCTA. Em 2006, o parque recebeu uma réplica em tamanho real da aeronave 14-Bis e outros monumentos significativos. Em 2002, foram doadas réplicas em escala real dos foguetes da família SONDA, projetados pelo IAE. Além disso, o parque abriga a aeronave Bandeirante EMB-100, doada pela EMBRAER em 1981, que é considerada uma precursora da indústria aeronáutica brasileira.

Preservação e Valorização de Patrimônios

Para o Chefe da Divisão de Mecânica do IAE, Major Engenheiro Thiago Braido Nogueira de Melo, é fundamental preservar e valorizar esses patrimônios históricos e culturais. “Realizar reformas estruturais e de pintura nas réplicas garante sua beleza e durabilidade. As maquetes, que ficam expostas aos fatores climáticos, necessitavam de cuidados, pois as cores dos foguetes estavam desbotadas e as aeronaves Bandeirante e 14-Bis apresentavam resíduos de árvore e poeira em sua superfície”, explicou. Para a conservação dessas réplicas, o DCTA e a Prefeitura de São José dos Campos iniciaram um trabalho conjunto minucioso, identificando possíveis danos e desgastes para executar a reforma necessária.

Compromisso com a Identidade e Inspiração para Futuras Gerações

IMG 20230807 WA0021

Ao garantir a conservação dessas importantes peças, a comunidade local e os visitantes têm a oportunidade de aprender mais sobre a história da aviação e da tecnologia espacial brasileira. Além disso, podem desfrutar de um espaço público renovado e acessível. “Essas ações reforçam o compromisso com a identidade da cidade e da Força Aérea Brasileira, e ainda com a memória de Alberto Santos Dumont, inspirando as gerações presentes e futuras”, concluiu o Major Engenheiro Braido.

Um Legado Vivo

A revitalização das maquetes no Parque Santos Dumont não é apenas uma homenagem a um dos maiores ícones da história brasileira, mas também uma forma de manter viva a história da aviação e da tecnologia espacial no Brasil. É um convite à população para conhecer mais sobre o legado de Santos Dumont e a contribuição do país no cenário aeroespacial.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).