A empresa Taurus, reconhecida como Estratégica de Defesa, recentemente se destacou por seu engajamento social diante das consequências do ciclone extratropical no Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul. A região abriga a sede da empresa, e muitos de seus colaboradores sofreram com as enchentes causadas pelo fenômeno.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ao identificar 189 casos de funcionários impactados pelo desastre, a Taurus mobilizou-se rapidamente para prestar assistência. Ações variaram desde a assistência psicológica, oferecida pelo setor de Recursos Humanos da empresa, até a entrega de kits de cestas básicas com alimentos e materiais de limpeza e higiene. Além disso, a empresa disponibilizou adiantamentos do 13º salário e de férias para os atingidos.

Campanha de Arrecadação e Compromisso Social

Imagem do WhatsApp de 2023 07 10 as 13.59.43

Com a intenção de auxiliar ainda mais seus colaboradores, a Taurus lançou uma campanha de arrecadação de alimentos, roupas, móveis, eletrodomésticos, além de produtos de higiene e limpeza. Essas ações fazem parte de um compromisso contínuo da empresa com a responsabilidade social, voltado para atender às demandas das comunidades próximas à sua unidade fabril.

Seu Comitê ESG, formado pela diretoria executiva e gestores de áreas estratégicas, tem sido o responsável por realizar diversas ações com impactos positivos na sociedade. Entre essas ações, está a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima à sede da empresa, na cidade de São Leopoldo.

Ações Durante a Pandemia e Foco na Sustentabilidade

A Taurus se destacou durante a pandemia de COVID-19 ao realizar doações que ultrapassaram os R$ 15 milhões. Esses recursos ajudaram a ampliar a capacidade dos leitos de UTI, o volume de testes, a aquisição de tanques de oxigênio, equipamentos de proteção e outras necessidades dos hospitais. Além disso, a empresa arrecadou e doou mais de 120 toneladas de alimentos para instituições de caridade e projetos sociais em uma campanha interna.

Com foco na sustentabilidade, a Taurus foi pioneira no setor de segurança e defesa ao adotar a pauta ESG, uma sigla em inglês que engloba questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Essas são apenas algumas das ações realizadas pela empresa, demonstrando que, para além de seu papel estratégico na defesa, a Taurus está comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).