Brasília (DF) – No dia 2 de setembro, foi realizada, na Diretoria de Avaliação e Promoções (D A Prom), no Quartel-General do Exército, a solenidade de Jubileu de Ouro das atividades da Comissão de Promoções de Oficiais (CPO) na capital federal. O objetivo do evento foi ressaltar o histórico desse colegiado, homenageando, também, àqueles que contribuíram para a valorização profissional dos oficiais de carreira do Exército Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia, presidida pelo Chefe do Estado Maior do Exército e Presidente da CPO, General de Exército Valério Stumpf Trindade, teve início com a apresentação de um vídeo em homenagem ao cinquentenário. Como forma de eternizar a data, foi realizado o descerramento de uma placa em comemoração ao jubileu de ouro, contendo os seguintes dizeres: “Ao completar 50 anos de atividades em Brasília, esta Comissão renova os mesmos propósitos da prática de rigorosa justiça nas promoções, alicerçada em valores e tradições transmitidos por todos que aqui passaram, e prossegue colaborando efetivamente para o profissionalismo e a consolidação da eficiência da hierarquia no Exército invicto de Caxias.”

Também foi cunhada uma moeda comemorativa, sendo entregue a todos os convidados presentes, como forma de homenagear aos que contribuem e participam, direta ou indiretamente, das atividades da CPO e foi lido um alusivo à data pelo atual Secretário da CPO e Diretor de Avaliação e Promoções, General de Divisão Cristiano Pinto Sampaio.

Em suas palavras, o General Stumpf destacou que a solenidade ratifica o compromisso da CPO com a meritocracia e que a Comissão é central para o processo de promoção do Exército Brasileiro e para a justiça nos processos. “Tive o privilégio de trabalhar na CPO como Secretário e, agora, como Presidente. Nós, que estamos na CPO, temos orgulho do trabalho que realizamos aqui e temos a consciência da seriedade que é conduzida a Comissão”, disse.

A Comissão de Promoções de Oficiais iniciou suas atividades, na capital federal, com a execução da 1ª Reunião, em 18 de agosto de 1972. Desde então, já foram realizadas 1.262 reuniões de subcomissões e plenárias, incluindo processos de 113.225 promoções de Segundo-Tenente até o posto de Coronel e 2.056 promoções de oficiais-generais.

Presenças

A atividade contou com a presença do Presidente do Superior Tribunal Militar, General de Exército Lúcio Mário de Barros Góes; do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Júlio Cesar de Arruda; do Comandante Logístico, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes; dos antigos presidentes da CPO, General de Exército R/1 Darke Nunes de Figueiredo, General de Exército R/1 Marius Luiz Carvalho Teixeira Neto, General de Exército R/1 Fernando Azevedo e Silva; do Presidente da POUPEx, General de Exército R/1 Araken de Albuquerque; do Vice-Chefe do Departamento-Geral do Pessoal e Vice-Presidente da CPO, General de Divisão Edson Diehl Ripoli, e outras autoridades.

Fonte: Departamento Geral do Pessoal

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).