Em 22 de outubro de 2021, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – Centro Sergio Vieira de Mello, Estabelecimento de Ensino do Exército Brasileiro, subordinado à Diretoria de Educação Técnica Militar, realizou formatura alusiva à comemoração do septuagésimo sexto aniversário da Organização das Nações Unidas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Brasil é membro fundador da ONU, tendo a delegação brasileira assinada a Carta das Nações Unidas em 26 de junho de 1945 na Conferência de São Francisco. Desde 1957, participa, de forma eficiente e efetiva, nas missões de paz, tendo enviado os nossos nacionais para 41 das 71 missões desdobradas por força de resoluções do Conselho de Segurança.

Mais de 56 mil brasileiros, militares, policiais e civis, homens e mulheres, já foram desdobrados na América Central, África, Europa, Oriente-Médio e Ásia. Contingentes brasileiros também foram desdobrados em Suez (UNEF I, 1957-1967), Moçambique (ONUMOZ, 1993-1994), Angola (UNAVEM III, 1995-1997), Timor-Leste (UNTAET, UNMISET e UNMIT, 1999-2012), Haiti (MINUSTAH, 2003-2017) e Líbano (UNIFIL, 2011-2020), sendo, portanto, um tradicional País Contribuinte de Tropa e de Polícia (TCC/PCC, siglas em inglês) nas operações de manutenção da paz.

Mereceu destaque na solenidade, a presença das seguintes autoridades, dentre outras:
– Sra. Embaixadora Márcia Maro da Silva, Chefe do Escritório do Ministério das Relações Exteriores (MRE/Rio de Janeiro);
– General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, Diretor de Educação Técnica Militar; e
– Professor Dr. Ricardo Oliveira dos Santos, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e Coordenador de Ensino da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ).

Na formatura comemorativa, além da tropa do CCOPAB ter sido constituída pelos corpos docente e permanente, prestigiaram a solenidade trinta e cinco estagiários (dezesseis do Exército Brasileiro, oito da Marinha do Brasil, seis da Força Aérea Brasileira e cinco Policiais Militares) que concluíram o estágio de Proteção de Civis e que, em breve, serão desdobrados nas seguintes missões de paz da ONU:

– Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana;
Missão das Nações Unidas para o Referendo no Saara;
Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo;
Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul;
Força Interina das Nações Unidas no Líbano/Componente Terrestre; e
– Força das Nações Unidas para Manutenção da Paz no Chipre.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).