Rio de Janeiro (RJ) – No dia 28 de abril, o Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) realizou um evento em homenagem póstuma a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. O Atleta do Século foi soldado do Exército Brasileiro em 1959, quando serviu no então 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado (6º GACosM), localizado em Santos (SP).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade celebrou a figura do Soldado Nascimento como o Rei do Futebol. O evento iniciou com uma palestra de Aristides Rocha sobre os grandes feitos de Pelé na Seleção Brasileira Militar de Futebol. Na sequência, foi inaugurado o “Espaço Soldado Nascimento”, ambiente que traz um busto do Soldado Nascimento da época de seu serviço no Exército, além de documentos e fotos históricas da vivência militar do Rei do Futebol. Por fim, foi realizada uma partida amistosa de futebol com os times “Amigos do Soldado Nascimento” x “Amigos do Rei Pelé” que terminou empatada em 3×3.

Pelé 
O Soldado Nascimento (Nr 201) incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 20 de janeiro de 1959, no 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado (6º GACosM), localizado em Santos, hoje 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (2º GAAAe) e atualmente situado em Praia Grande (SP). Durante sua passagem pelo Exército, já campeão Mundial de Futebol na Copa do Mundo de 1958, Pelé conquistou o Campeonato Sul-Americano de Futebol das Forças Armadas no jogo final contra a Seleção Militar da Argentina (Brasil 2 x 1 Argentina). Enquanto atuou pela equipe do Exército, o Rei marcou 14 gols em 10 partidas, de acordo com o Centro de Memória e Estatística do Santos Futebol Clube. Ao longo de sua carreira, Pelé marcou 1.283 gols.

Presenças 
Prestigiaram o evento o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General Richard; o Diretor de Ensino Superior Militar, General Pedrotti; o Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército, General Cureau; e demais autoridades da ativa e da reserva. Também foram convidados diversos ídolos brasileiros e personalidades históricas do futebol, como o José Macia (Pepe), Antônio Lima Santos, Manoel Maria, Brito, Jairzinho, Cláudio Adão, Manga, Afonsinho, Paulo César Caju, Mestre Gonça, entre outros. Estiveram presentes também Octávio e Gabriel, netos de Pelé.

Fonte: Centro de Capacitação Física do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).