No dia 25 de abril, durante as comemorações do Dia da Libertação da Itália, o Tenente Aurélio Vieira Sampaio, piloto do 1° Grupo de Caça da Força Aérea Brasileira, foi homenageado em um evento. O sergipano, que caiu em combate em 1945, é o único de seu estado a ter uma homenagem exclusiva na Itália.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Herói sergipano em terras italianas

O Tenente Sampaio foi abatido durante sua 16ª missão em janeiro de 1945, na cidade de Rodano, próxima a Milão. Sua história e memória são preservadas e homenageadas pelos italianos como símbolo de coragem e sacrifício durante a libertação do país.

Preservação histórica e agradecimentos

Agradecimentos especiais ao assessor da prefeitura de Rodano, Guido Rozze, pelo registro do evento e a todos os envolvidos na preservação histórica. A homenagem demonstra o reconhecimento e a gratidão dos italianos ao papel desempenhado pelos brasileiros na luta pela liberdade na Segunda Guerra Mundial.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).