Em uma nova onda de avanço para a indústria aeroespacial brasileira, a fábrica da Saab Brasil em São Bernardo do Campo começou a fabricação da fuselagem traseira para os caças Gripen. Esta peça estratégica, que comporta o motor da aeronave, fará parte do primeiro lote nacional de aeroestruturas a ser enviado para Gavião Peixoto, o coração da produção dos caças Gripen no Brasil.

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Os Detalhes da Fuselagem

estacao de trabalho fuselagem traseira Saab

Com medidas de 1,90m de largura por 1,20m de altura e 2,50m de profundidade e um peso de aproximadamente 220 quilos, a fuselagem traseira é a segunda aeroestrutura mais complexa produzida pela Saab Brasil. Composto de alumínio e titânio, este componente requer 750 peças para sua montagem. A fuselagem será enviada diretamente para a fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, onde a linha de produção do caça Gripen está localizada.

Reforçando a Cadeia Aeroespacial Brasileira

Alexandre Barbosa, gerente de engenharia da fábrica de aeroestruturas no Brasil, observa que essa conquista “marca o início de um fluxo de fornecimento de aeroestruturas produzidas na fábrica da Saab em São Bernardo do Campo para a linha de produção do caça em Gavião Peixoto, fortalecendo a cadeia nacional formada pelo Programa Gripen Brasileiro”. Junto com a primeira fuselagem traseira, a Saab Brasil também enviará a segunda fuselagem dianteira produzida no país. Ambas as estruturas deverão estar disponíveis na linha de produção nacional ainda neste mês.

O Brasil no Mapa da Produção Aeroespacial Global

A fábrica brasileira da Saab não apenas serve ao mercado interno, mas também é parte da cadeia global para peças do caça Gripen. Isso significa que as peças produzidas em São Bernardo do Campo pelos profissionais brasileiros podem ser enviadas tanto para Gavião Peixoto quanto para Linköping, na Suécia. Fabrício Saito, diretor da fábrica da Saab Brasil, ressalta que esse avanço representa “mais um marco para a Saab”, que está “100% operacional, trabalhando em todos os pacotes definidos para o Brasil” e “evoluindo na produção das partes mais complexas” do caça Gripen.

Este marco é mais do que um passo à frente na produção de aeroestruturas. Representa a participação do Brasil no palco global da indústria aeroespacial, provando que o país tem o conhecimento, as ferramentas, os processos e os profissionais necessários para a fabricação de componentes estruturais de uma aeronave supersônica. Com isso, o Brasil está prontamente equipado para participar na vanguarda da indústria aeroespacial, contribuindo para a evolução constante da tecnologia dos caças e, consequentemente, das forças de defesa do país e do mundo.

Olhando Para o Futuro da Indústria Aeroespacial

Com a produção do primeiro lote de aeroestruturas para o caça Gripen, a Saab Brasil e a indústria aeroespacial do país como um todo estão sinalizando um futuro promissor. Este é um marco histórico que evidencia a maturidade e a capacidade da indústria aeroespacial brasileira de produzir equipamentos complexos, reforçando o status do Brasil como uma potência emergente no setor.

Além disso, a produção dessas aeroestruturas demonstra o potencial para um crescimento significativo e uma diversificação mais ampla da indústria aeroespacial brasileira, abrindo a porta para mais investimentos, inovação tecnológica e desenvolvimento profissional na área.

Os olhos do mundo estão voltados para o progresso do Programa Gripen Brasileiro. Agora, com as primeiras aeroestruturas prontas para serem instaladas, o futuro dos caças Gripen e da indústria aeroespacial do Brasil nunca pareceu tão brilhante.