Rio de Janeiro e Niterói (RJ) – Em 10 de junho, ocorreram as comemorações referentes ao Dia da Arma da Artilharia nas Guarnições do Rio de Janeiro, no 11º Grupo de Artilharia de Campanha (11º GAC), e em Niterói, na Fortaleza de Santa Cruz da Barra, sede histórica da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército (AD/1).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Pela manhã, no 11º GAC, houve uma Formatura Solene, presidida pelo Comandante Militar do Leste, General de Exército André Luis Novaes Miranda, e que contou também com a presença do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, além de outras autoridades militares.

Em forma, estavam representações de todas as Unidades de Artilharia de Campanha e de Antiaérea do Comando Militar do Leste (CML) e do DECEx, além do Batalhão de Artilharia do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.

Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras guardaram o busto e a espada invencível do Marechal Mallet, Patrono da Artilharia Brasileira.

Houve, ainda, homenagem aos integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), quando simbolicamente uma foto do Marechal Cordeiro de Farias e o Tenente Amaro, veterano da FEB, embarcados em veículos antigos, passaram à tropa em revista.

Abrindo o desfile da tropa, militares de Artilharia de todos os tempos reverenciaram o seu Patrono. Na sequência, houve uma demonstração do sistema Gênesis feita pelo 31º Grupo de Artilharia de Campanha Escola e uma exposição dos diversos materiais de Artilharia.

O evento finalizou com a tradicional confraternização, onde se repetiu o brinde do copo d’água do Marechal Mallet.

À noite, as comemorações finalizaram na Fortaleza de Santa Cruz da Barra, em Niterói, com um jantar com a presença de diversas autoridades civis e militares, com destaque para a presença de três gerações de descendentes diretos do Marechal Mallet. Um dos pontos altos da noite foi quando o trineto de Mallet, Emilio Antonio Mallet, iniciou o ritual do brinde do copo d’água, rememorando o que fazia seu trisavô no século XIX.

No evento, que não contou com a apresentação sinfônica devido ao mau tempo, houve a apresentação de vídeos da história da Artilharia produzidos pela AD/1 e o descerramento de uma placa que materializa a Fortaleza de Santa Cruz da Barra como o sítio militar ininterruptamente ocupado mais antigo das Américas, já que uma guarnição militar ocupa aquela área desde 1567.

Fonte: Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).