Santa Maria (RS) – Entre os dias 19 de setembro e 14 de outubro, o 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC) realizou o Estágio de Adaptação a motorista da Viatura Blindada de Combate (VBC) Leopard 1 A5 BR e da Viatura Blindada de Combate Antiaérea (VBC AAe) Gepard 1A2 para onze cabos, sendo seis do 1º RCC, três do 6º Regimento de Cavalaria Blindado 6º (RCB) e três da 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6ª Bia AAAe AP).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O estágio abordou desde instruções elementares, como Normas de Segurança e manutenção de 1º escalão, até a execução da conduta auto, oportunidade em que o motorista conduz a viatura através do campo, transpondo diversos obstáculos no terreno.

A viatura utilizada nessa atividade é a Viatura Blindada Escola (VBE). A principal diferença entre o Leopard 1 A5 BR e a VBE está na sua torre, onde há um compartimento com equipamentos para instrução de condução do blindado e assentos para um instrutor e dois instruendos.

A avaliação dos militares se deu por meio de provas teóricas e práticas, que exigiram uma pronta resposta do futuro motorista da VBC Leopard 1 A5 BR e da VBC AAe Gepard 1A2.

Uma vez habilitado, o cabo motorista estará apto a operar essas Viaturas em sua plenitude, podendo participar de deslocamentos, giros técnicos e, principalmente, exercícios no terreno.

Fonte: 1º Regimento de Carros de Combate

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).