No dia 12 de julho, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução abriu suas portas para uma visita importante. O Senador da República Carlos Francisco Portinho (PL-RJ) foi o convidado de honra, apresentando uma proposta de emenda parlamentar que visa a reforma e adaptação das instalações da organização militar (OM) para acolher a presença de militares do sexo feminino.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Proposta para Inclusão

A proposta, recebida pelo Comandante da Força Aeronaval, Vice-Almirante Augusto José Da Silva Fonseca Junior, visa criar um ambiente de uso híbrido e simultâneo para ambos os sexos. O objetivo é proporcionar um ambiente de trabalho profissional e adequado, o que torna possível o recebimento de praças do sexo feminino oriundas das Escolas de Aprendizes – Marinheiros e alunas no Curso de Aperfeiçoamento em Aviação para Oficiais (CAAvO).

Necessidades do Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia

Durante a visita, foram apresentadas as principais necessidades do Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia ao senador. Essas demandas, incluindo a proposta de reforma para a inclusão de militares femininas, destacam o compromisso da instituição com a igualdade de oportunidades e o reconhecimento da importância de um ambiente de trabalho adaptado e igualitário.

Um Passo para a Igualdade na Marinha

A proposta de emenda do Senador Carlos Francisco Portinho é um marco significativo no caminho para a igualdade de gênero dentro das forças armadas brasileiras. Ao priorizar a adaptação das instalações para o conforto e a eficácia das militares femininas, esta proposta não apenas reconhece a importância do trabalho dessas profissionais, mas também sinaliza uma mudança importante na direção de uma maior inclusão e igualdade no ambiente militar.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).