A Escola Superior de Defesa (ESD) foi palco de um encontro emocionante e significativo. Além da alegria de rever chefes e dirigentes da instituição, o evento proporcionou o reencontro com antigos amigos e colegas. Esses momentos são essenciais para fortalecer laços, trocar experiências e renovar o compromisso com a missão da escola. Afinal, a ESD não é apenas um local de aprendizado, mas também um espaço onde se formam relações duradouras e se cultivam valores.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Biblioteca da ESD: Mais que Livros, Uma Fonte de Cultura

O ponto alto desse reencontro foi, sem dúvida, a visita à Biblioteca da ESD. Mais do que um simples local de estudo, a biblioteca representa um espaço de cultura, conhecimento e inspiração. É lá que os alunos dos diversos cursos oferecidos pela ESD têm acesso a um vasto acervo e podem mergulhar em estudos aprofundados. A foto tirada no interior da biblioteca não foi apenas um registro, mas sim a materialização da união e do compromisso de todos com a educação e a defesa do país.

Profissionais de Destaque em Uma Reunião Memorável

Snapinsta.app 364341749 1473054686885070 3440597716393135453 n 1080

Na foto, é possível identificar alguns dos profissionais mais renomados da área de Defesa. Cel. FERNANDO BEZERRA, membro do Corpo Docente, Cel. CARLOS MARRA, aluno do CAED, Cel. BOGONI, Delegado da ADESG/Brasília, Cel. CELENTE, Presidente da ADESG, Cel. LUIZ JORGE TAVARES, Diretor do Curso de Logística Estratégica de Defesa e o Arquiteto SALGADO, também aluno do CAED. Cada um deles, com sua trajetória e expertise, contribui de forma única para o enriquecimento do debate e para a formação de novos profissionais.

A Importância dos Encontros na ESD

Reuniões como essa na ESD são mais do que simples encontros. São oportunidades de troca, aprendizado e crescimento. Em um mundo em constante mudança, é essencial que profissionais da área de Defesa estejam sempre atualizados e conectados. E nada melhor do que a ESD, uma instituição de renome, para proporcionar esses momentos.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).