Militares do Comando Militar do Leste (CML) participaram, nos dias 20 e 21 de outubro de 2021, do Estado-Maior Conjunto do Exercício Parcial Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear. A atividade, realizada no município de Angra dos Reis, teve o objetivo de avaliar a eficácia da estrutura de resposta e dos procedimentos do Plano de Resposta Integrada a Evento de Segurança Física Nuclear e do Plano de Emergência Externo (PEE) da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Devido à pandemia do coronavírus, os exercícios previstos foram realizados de forma parcial, evitando movimentação externa. Na realização da simulação, foram ativados e testados os centros de emergência nuclear, de forma a avaliar a capacidade de comando, coordenação e controle entre as organizações envolvidas, havendo uma mobilização de uma rede de cerca de 80 instituições, com centenas de profissionais, nos três níveis de governo: municipal, estadual e federal. Além disso, foi estabelecido um gabinete de crise na CNAAA para proporcionar a coordenação e a resposta a eventos de segurança física fictícios.

O cenário foi composto por vários desafios criados de maneira que possibilitassem à simulação alcançar as diversas classificações de emergência e níveis de segurança física nuclear. O exercício simulou a evacuação e a abrigagem da população diante de uma situação de pandemia, bem como a interface do órgão de segurança pública em apoio a um evento de segurança física na CNAAA.

O Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro e o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional também participaram do exercício, de forma a avaliar o grau de integração no envio dos meios e recursos necessários.

O planejamento das ações do exercício foi realizado pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no Município de Angra dos Reis (Copren/AR) e pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Evento de Segurança Física (Copresf/AR), que reúnem representantes da Eletronuclear, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, das Defesas Civis do Estado do Rio de Janeiro e dos municípios de Angra dos Reis e Paraty, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), dos Recursos Naturais Renováveis, além das Forças Armadas e do Ministério da Saúde, entre outros órgãos.

Todos os participantes do exercício cumpriram os protocolos de prevenção à Covid-19 recomendados pelas autoridades competentes.

Texto: 1º Tenente Hosana

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).