Presidente do TJPA, Desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, entrega a honraria ao Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Capistrano

Em um gesto de reconhecimento e respeito, o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) concedeu ao Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, a prestigiosa Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Paraense. A cerimônia de outorga ocorreu no Plenário do TJPA, na quarta-feira (9), e contou com a presença de diversas autoridades e personalidades do estado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Sobre a Medalha

A Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Paraense foi instituída pela Resolução nº 008/2005 e posteriormente regulamentada pela Resolução nº. 26/2021. Esta insígnia é concedida por decisão unânime dos membros do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário Paraense. A ordem é dividida em quatro graus distintos: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. O Vice-Almirante Antônio Capistrano foi agraciado no Grau Grande Oficial, um dos mais altos reconhecimentos desta ordem.

Critérios de Escolha

A escolha dos agraciados não é aleatória. Segundo o TJPA, a medalha é concedida àqueles que demonstram uma “excepcional compostura profissional, técnica e ética no desempenho de suas funções”. O reconhecimento ao Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho reflete sua dedicação, profissionalismo e comprometimento ao longo de sua carreira na Marinha, fortalecendo ainda mais os laços entre as instituições militares e civis do estado do Pará.

Um Símbolo de Parceria e Respeito

A entrega desta medalha ao Comandante do 4º Distrito Naval é mais do que um simples ato cerimonial. Representa o reconhecimento do Tribunal de Justiça do Pará ao trabalho incansável dos militares em prol da segurança e desenvolvimento da região. Também simboliza a parceria e o respeito mútuo entre as instituições, que juntas buscam um Pará mais justo, seguro e próspero para todos os seus cidadãos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).