Imagem: MRE

O Brasil acompanha, com preocupação, os recentes desdobramentos na Etiópia, com possíveis implicações para a paz e a segurança regionais e internacionais. O Governo brasileiro reitera a necessidade de cessação imediata das hostilidades e o início de diálogo nacional inclusivo, com vistas à solução política duradoura para o conflito.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Brasil apoia a declaração à imprensa do Conselho de Segurança das Nações Unidas de 5 de novembro de 2021 e o comunicado do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, e saúda os esforços em prol do diálogo e do entendimento liderados pelo Alto Representante da União Africana para o Chifre da África, Olusegun Obasanjo, ex-Presidente da Nigéria.

O Governo brasileiro exorta as partes a respeitar os direitos humanos da população, a tomar todas as medidas necessárias para a proteção de civis e a cumprir integralmente suas obrigações ao amparo do direito internacional humanitário, inclusive a garantia de acesso desimpedido à ajuda humanitária.

A Embaixada do Brasil em Adis Abeba mantém-se em permanente contato com a comunidade brasileira na Etiópia, prestando-lhes assistência consular, inclusive para emissão de documentos de viagem.

O Portal Consular divulgou recomendações para viajantes e residentes brasileiros na Etiópia. Recomenda-se, em especial, que se evitem viagens não essenciais à Etiópia e que os residentes naquele país mantenham seus dados de contato atualizados junto à embaixada e se atenham ao plano de contingência divulgado junto à comunidade.

Fonte: MRE