A PUC-Rio promove no dia 15 de março o I Workshop de Ciências Forenses, que será realizado no auditório da Escola de Negócios da PUC-Rio (IAG), no campus Gávea da Universidade. O evento será das 9h30 às 18h30 e contará com uma série de palestras e mesas-redondas que discutirão as novas tecnologias do ramo e as possibilidades do mercado profissional forense no Brasil. O encontro terá a participação da Diretora do Programa de Ciências Forenses da George Mason University (EUA) e ex-agente do FBI, Mary Ellen O’Toole, bem como de profissionais investigativos das polícias brasileiras. O workshop é gratuito e aberto ao público. Para se inscrever e conferir a programação, acesse o link.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

De acordo com José Marcus de Oliveira Godoy, Vice Decano de Desenvolvimento do CTC/PUC-Rio, professor do Departamento de Química do CTC/PUC-Rio e organizador do I Workshop de Ciências Forenses, o encontro abrirá caminho para o desenvolvimento de especializações na área forense a serem oferecidas pela Universidade. Ele acredita que a troca de experiências entre especialistas e alunos é fundamental para desenvolver um programa de formação sólido. “Há algum tempo, já queríamos ter alguma abordagem da área de ciências forenses na PUC-Rio. Nosso objetivo é descobrir qual é a melhor forma de oferecer um curso de qualidade na área aqui na Universidade. Para isso, queremos escutar as demandas dos formandos e dos profissionais do mercado para termos certeza de que estamos juntando as melhores ideias e investindo em um curso de excelência”, afirma Godoy.

O encontro receberá profissionais brasileiros e internacionais de referência no setor forense e de investigação criminal. Mary Ellen O’Toole ministrará uma palestra no evento e contará como fundou um dos cursos de maior referência do setor forense dos EUA. A especialista possui PhD e é diretora do Programa de Ciência Forense (Forensic Science Program), da George Mason University, localizada no estado da Virgínia. A instituição foi uma das primeiras dos EUA a oferecer graduação na área, cujo curso possui, atualmente, mais de 400 alunos. A cerimônia de abertura terá a participação do Prof. Roberto Ventura (UnB), profissional de referência no que diz respeito à tecnologia de assinatura isotópica. O método químico, além de servir para a identificação de remanescentes de cadáveres, é também usado pela Polícia Federal para identificar a origem de madeira contrabandeada.

Na mesa redonda “Prática e Formação Forenses”, o evento receberá representantes de entidades de investigação brasileiras. Integrantes da Polícia Federal, do Ministério Público e das Polícias Civis do Rio de Janeiro e de São Paulo discutirão os desafios do setor e a aplicação das técnicas forenses em diferentes esferas da criminologia. “Achamos importante trazer os integrantes das nossas polícias para que possam contribuir na formação de futuros profissionais. O contato dos alunos com esses colaboradores dá ao público uma ideia das oportunidades de trabalho, assim como da rotina de um profissional forense.

As Ciências Forenses englobam técnicas científicas voltadas para a resolução de questões legais, que abrangem diversos campos de conhecimento. Dado o caráter interdisciplinar da área, o Workshop também receberá representantes da PUC-Rio dos departamentos de Química, Informática, Direito, História, Medicina e Biologia. Os participantes farão parte da mesa redonda “Perspectivas sobre Educação em Ciências Forense na PUC-Rio”, que discutirão as possibilidades e os caminhos para a implementação de um curso de formação forense na Universidade.

O I Workshop de Ciências Forenses da PUC-Rio é organizado pelos professores José Marcus de Oliveira Godoy e Gisele Birman Tonietto, ambos do CTC/PUC-Rio. Os alunos que participarem do encontro ganharão certificado de horas complementares.

Programação:

9h30 às 10h – ABERTURA

  • Prof. José Marcus Godoy (Vice Decano de Desenvolvimento do CTC/PUC-Rio) e demais representantes de outros Centros da PUC-Rio
    10h às 11h – PALESTRA
  • Prof. Roberto Ventura — UnB
    11h às 13h – MESA REDONDA 1

“Práticas e Formação Forenses”

  • Mediador: Prof. José Marcus Godoy (Vice Decano de Desenvolvimento do CTC e Professor do Departamento de Química da PUC-Rio)
  • Dr. Levi Costa (Polícia Federal)
  • Dr. Roger Ancillotii (Polícia Civil do Rio de Janeiro)
  • Dra. Eliane de Lima Pereira (Ministério Público do Rio de Janeiro)
  • Dr. Mauro Renault Menezes (Superintendência da Polícia Técnico-Científica – Instituto de Criminalística – SP)13h às 14h — ALMOÇO

    14h às 15h – PALESTRA

  • Mary Ellen O´Toole – Professor Director, Forensic Science Program – Universidade de George Mason — EUA15h às 15h30 – COFFE BREAK
    15h30 às 18h – MESA REDONDA 2

    “Perspectivas sobre Educação em Ciências Forense na PUC-Rio”

  • Mediador: Prof. Jorge Biolchini (Departamento de Medicina da PUC-Rio)
  • Profª. Fernanda Ferreira Pradal (Departamento de Direito da PUC-Rio)
  • Prof. Diego Galeano (Departamento de História da PUC-Rio)
  • Prof. Vítor Hugo (Departamento de Biologia da PUC-Rio)
  • Prof. José Marcus Godoy (Vice Decano de Desenvolvimento do CTC e Professor do Departamento de Química da PUC-Rio)
  • Prof. Anderson Oliveira da Silva (Departamento de Informática da PUC-Rio)
  • Prof. Carlos Hall (Metrologia da PUC-Rio)
  • Luiza Lobato (Departamento de Relações Internacionais da PUC-Rio)
    18h às 18h30 – FECHAMENTO

 

Prof. José Marcus Godoy (Vice Decano de Desenvolvimento do CTC e Professor do Departamento de Química da PUC-Rio)

Serviço:
Evento: I Workshop de Ciências Forenses
Data: 15/03/2023 (quarta-feira)
Horário: Das 9h30 às 18h30
Local: PUC-Rio — Auditório do Prédio do IAG, 3º andar 
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225
Inscrições: Link
Valor: Grátis

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).