FAB realiza transporte de onça-pintada de São Paulo para Rio Grande do Sul

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, neste sábado (24), em aproveitamento de uma missão já prevista, o transporte de uma onça-pintada. O felino, um macho, estava no Instituto Mata Ciliar, em Jundiaí (SP), e foi levado para o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, município do Rio Grande do Sul. A aeronave, FAB 2341 – C-95 Bandeirante, pertencente ao Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5° ETA), decolou de Guarulhos (SP) às 10h35 (horário de Brasília), com destino à Ala 3, em Canoas (RS), onde pousou às 13h05.

O macho, que se chama Cheetos, tem três anos e dez meses e pesa cerca de 80 quilos. Ele será parceiro da Mimosa, fêmea que já reside no Zoológico. A intenção é que, além da companhia, possam gerar filhotes da espécie que sofre com a redução das suas populações. Na aeronave, a onça foi acompanhada pela Gestora do Parque Zoológico e Médica Veterinária, Caroline Weisshermer Costa Gomes, e pela Bióloga do Parque Zoológico, Vanessa Souza Silva.

A Bióloga da Ala 3, Tenente Ana Carolina Pontes Maciel, que acompanhou o desembarque do animal e o transporte até o Zoológico, destacou que a participação da Força Aérea Brasileira na logística de apoio ao projeto reforça o compromisso com o meio ambiente. “Ombro a ombro com Instituições de peso, que são referências na área, pudemos contribuir com a logística que viabilizará a reprodução da espécie. Isso reforça a importância do papel dos zoológicos nesse processo, e aproxima a FAB dos projetos de conservação da fauna nativa”, salienta a Oficial.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

E, de acordo com o piloto da aeronave, Tenente Aviador Jepherson Balbino Duarte Oliveira, a missão foi especial. “Representa nosso papel de auxiliar a população, ajudando na missão de preservar um animal em extinção”, comenta.

Transporte da onça-pintada

O transporte aéreo realizado pela FAB é fruto das ações entre o Programa Nacional de Conservação de Onças-Pintadas, promovido pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), em parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão subordinado ao Ministério do Meio Ambiente, e a Força Aérea Brasileira, que viabiliza o cumprimento da missão.

A Gestora do Parque Zoológico e Médica Veterinária, Caroline Weisshermer Costa Gomes, conta acerca do objetivo da missão. “A intenção é juntar estes dois animais para que possam reproduzir. A Força Aérea Brasileira foi fundamental para a gente, em toda logística no transporte desse animal, vindo de São Paulo para o Rio Grande do Sul”, explica.

Já a Bióloga do Parque Zoológico, Vanessa Souza Silva, comentou sobre a atuação na missão. “Nosso sentimento é de alegria, de cumprir com nosso papel na conservação. Foi um trabalho que uniu várias Instituições e é isso que faz a diferença”, finaliza.

Fotos: Tenente Dos Santos e Tenente Ana Maciel / Ala 3

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui