O Comando Militar do Nordeste (CMNE), localizado no emblemático Forte Guararapes, recebeu uma visita significativa do Prefeito do Recife, João Henrique de Andrade Lima Campos, nesta segunda-feira, 22 de abril. Acompanhado de Felipe Matos, Secretário de Planejamento e Gestão, e do Coronel PM Roger Mergulhão, Chefe da Assistência Militar, o prefeito foi recebido pelo General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, Comandante Militar do Nordeste.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivos da visita e interações institucionais

Snapinsta.app 440543758 966715822120490 3240992440829378400 n 1080

O propósito principal dessa visita foi estreitar as relações institucionais entre o Comando Militar do Nordeste e o governo municipal do Recife. Durante o encontro, o Comandante Militar do Nordeste apresentou o projeto e a relevância do Programa da Escola de Sargentos do Exército, que está previsto para ser implantado em Pernambuco. Este programa é visto como um vetor de desenvolvimento educacional e profissional para a região.

Impacto nas ações de desenvolvimento regional

O General Ribeiro aproveitou a ocasião para destacar as várias ações conduzidas pelo CMNE, enfocando o preparo e o emprego da Força Terrestre em sua área de atuação. Estas ações incluem iniciativas voltadas para o desenvolvimento regional, que beneficiam diretamente a população do Nordeste, reforçando a posição do Exército como um agente de progresso social e econômico.

Implicações futuras para a parceria

Este encontro entre lideranças militares e municipais abre caminho para futuras colaborações, especialmente em projetos que podem aproveitar a infraestrutura, conhecimento e logística do Exército. A integração entre o CMNE e a Prefeitura do Recife promete facilitar iniciativas conjuntas que irão promover não apenas a segurança, mas também o bem-estar e o desenvolvimento sustentável da região.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).