A Conferência Internacional de Atletismo do CISM, realizada em Abu Dhabi de 10 a 16 de dezembro, é uma plataforma exemplar para o intercâmbio de conhecimentos e ideias inovadoras no campo do atletismo e da prontidão física militar. Liderado pelo Coronel do Exército Brasileiro Nilton Gomes Rolim Filho, Presidente do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), o evento reúne cientistas e especialistas renomados para discutir avanços recentes e desenvolvimentos futuros na preparação física militar.

A Importância da Prontidão Física no Contexto Militar

Snapinsta.app 414711655 1632402540624334 6710917464845109601 n 1080

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O tema “Atletismo e Prontidão Física Militar” é particularmente relevante, considerando a importância do condicionamento físico nas forças armadas. A conferência oferece uma oportunidade única para os membros do CISM aprenderem com especialistas e interagirem com novas atitudes e desenvolvimentos no setor esportivo militar. A presença do Vice-Ministro de Defesa dos Emirados Árabes Unidos, Matar Salem bin Maran Al-Dahari, na abertura, sublinha a significância do evento.

Objetivos e Resultados Esperados

Snapinsta.app 416434751 2540529176121951 9175176212564163230 n 1080

O foco da conferência está em difundir a cultura de inovação e excelência nas ciências do desporto militar. Entre os objetivos estão: apoiar o desenvolvimento sustentável no atletismo, apresentar práticas aplicadas, manter-se atualizado com os últimos desenvolvimentos na área, integrar a utilização de Inteligência Artificial e Tecnologia da Informação, e capitalizar experiências internacionais. A conferência busca entregar resultados tangíveis que irão moldar o futuro do atletismo e da prontidão física no contexto militar.

Um Passo à Frente na Ciência do Esporte

A conferência é um marco importante para o setor esportivo e militar, promovendo uma abordagem mais científica e tecnológica. A utilização de Inteligência Artificial e avanços tecnológicos na preparação física militar não só aprimora o desempenho atlético, mas também as capacidades operacionais das forças armadas. Este evento é um testemunho do compromisso do CISM em liderar e inovar na interseção do atletismo e do militarismo.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).