Image by danmir12 on Freepik

Trabalhadores franceses insatisfeitos com o presidente Emmanuel Macron e seu plano de aumentar a idade da aposentadoria bloquearam o acesso ao terminal do principal aeroporto de Paris, Roissy-Charles De Gaulle, nesta quinta-feira (23). A ação faz parte de protestos em todo o país, que forçaram alguns viajantes a chegar ao terminal a pé.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Bloqueios em estradas, escolas e universidades

Em toda a França, pequenos grupos de manifestantes bloquearam estradas e acesso a escolas e universidades, exibindo faixas com os dizeres “Não à reforma previdenciária”. Perto de Toulouse, no sudoeste, ativistas sindicais bloquearam os trilhos do trem na estação Gare de Lyon, em Paris.

Descontentamento popular e posição de Macron

Pesquisas de opinião apontam que a maioria dos eleitores se opõe ao aumento da idade de aposentadoria de 62 para 64 anos. A insatisfação aumentou com a decisão do governo de aprovar a mudança sem votação parlamentar e com os comentários desafiadores de Macron. O presidente afirmou que permanecerá firme e que a lei entrará em vigor até o fim do ano.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).