Com8ºDN inaugura projeto educacional com escolas públicas de São Paulo

A curiosidade infantil sempre foi a chama que impulsiona o aprendizado. No dia 29 de agosto, essa chama foi alimentada com um novo combustível: a rica e vasta história naval do Brasil. O Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN), em uma parceria estratégica com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, lançou um projeto que promete abrir novos horizontes para muitos jovens paulistas: o “Com8ºDN de Portas Abertas”.

Aproximando a Marinha da Juventude

Com foco nas Escolas Estaduais e Municipais de São Paulo, o projeto convida crianças, principalmente entre 12 e 14 anos, a mergulharem de cabeça no universo naval. Com um cronograma bem estruturado e ministrado por militares experientes e apaixonados pelo que fazem, a iniciativa apresenta, de forma lúdica, os segredos e as curiosidades da Marinha. Mais do que isso, o programa tem o objetivo audacioso de incutir valores cívicos, éticos e patrióticos nos corações e mentes dos jovens participantes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Um Primeiro Dia Repleto de Aventuras

O entusiasmo era palpável. No primeiro dia de atividades, cerca de 100 crianças foram recebidas nas instalações do Com8ºDN. O que elas encontraram foi um universo de descobertas. Dentre as atividades, a Oficina de nós e voltas encantou muitos, enquanto a palestra “Como Ingressar na Marinha” semeou sonhos em pequenos corações. A presença imponente dos Cães de Guerra e a visita ao Centro de Operações Navais também foram destaques, deixando uma marca indelével na memória dos jovens.

Na cerimônia de inauguração, o Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, Comandante do 8º Distrito Naval, destacou a importância da parceria e da iniciativa. Ele também fez questão de agradecer as Secretarias de Educação e de dar as boas-vindas às escolas pioneiras do programa.

A Professora Kelly Berti, da Escola Padre Manoel de Paiva, resumiu bem a sensação geral sobre o projeto: “É importantíssimo que as crianças tenham conhecimento sobre as Forças Armadas”, destacou. Afinal, como bem pontuou, é um cenário muitas vezes distante do cotidiano dos jovens, e esta é a chance de aproximá-los.

FOTO CERIMONIAL
Cerimonial à Bandeira encerra o primeiro dia do “Projeto Com8ºDN de Portas Abertas”

Ao final do evento, os convidados participaram do Cerimonial à Bandeira narrado, realizado hoje, excepcionalmente, às 16 horas. O ato de hastear a bandeira é uma tradição que transcende o simples gesto de elevar

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).