A curiosidade infantil sempre foi a chama que impulsiona o aprendizado. No dia 29 de agosto, essa chama foi alimentada com um novo combustível: a rica e vasta história naval do Brasil. O Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN), em uma parceria estratégica com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, lançou um projeto que promete abrir novos horizontes para muitos jovens paulistas: o “Com8ºDN de Portas Abertas”.
Aproximando a Marinha da Juventude
Com foco nas Escolas Estaduais e Municipais de São Paulo, o projeto convida crianças, principalmente entre 12 e 14 anos, a mergulharem de cabeça no universo naval. Com um cronograma bem estruturado e ministrado por militares experientes e apaixonados pelo que fazem, a iniciativa apresenta, de forma lúdica, os segredos e as curiosidades da Marinha. Mais do que isso, o programa tem o objetivo audacioso de incutir valores cívicos, éticos e patrióticos nos corações e mentes dos jovens participantes.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Um Primeiro Dia Repleto de Aventuras
O entusiasmo era palpável. No primeiro dia de atividades, cerca de 100 crianças foram recebidas nas instalações do Com8ºDN. O que elas encontraram foi um universo de descobertas. Dentre as atividades, a Oficina de nós e voltas encantou muitos, enquanto a palestra “Como Ingressar na Marinha” semeou sonhos em pequenos corações. A presença imponente dos Cães de Guerra e a visita ao Centro de Operações Navais também foram destaques, deixando uma marca indelével na memória dos jovens.
Na cerimônia de inauguração, o Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, Comandante do 8º Distrito Naval, destacou a importância da parceria e da iniciativa. Ele também fez questão de agradecer as Secretarias de Educação e de dar as boas-vindas às escolas pioneiras do programa.
A Professora Kelly Berti, da Escola Padre Manoel de Paiva, resumiu bem a sensação geral sobre o projeto: “É importantíssimo que as crianças tenham conhecimento sobre as Forças Armadas”, destacou. Afinal, como bem pontuou, é um cenário muitas vezes distante do cotidiano dos jovens, e esta é a chance de aproximá-los.
Ao final do evento, os convidados participaram do Cerimonial à Bandeira narrado, realizado hoje, excepcionalmente, às 16 horas. O ato de hastear a bandeira é uma tradição que transcende o simples gesto de elevar