Cerca de 200 alunos da Escola Classe Ipê, no Distrito Federal, estão tendo uma experiência inestimável ao participar do Programa Forças no Esporte (PROFESP) 2023, desenvolvido pela Base Aérea de Brasília (BABR). Este programa tem como principal objetivo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, por meio da oferta de atividades esportivas, culturais e sociais, visando melhorar a qualidade de vida dos participantes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma gama de atividades para os alunos

i2361914364109227

Meninos e meninas, com idades entre 8 e 11 anos, serão beneficiados por esse programa ao longo do ano. Diversas modalidades esportivas, como vôlei e futebol, assim como uma série de atividades recreativas, estão sendo oferecidas. Além disso, há também ensinamentos sobre questões sociais, promoção à saúde e acesso à alimentação. A professora Juliane Santos, que acompanha os alunos que participam do PROFESP desde 2013, afirma que muitos estudantes aprenderam a nadar através deste projeto e que levam os aprendizados para a vida, o que cria uma forte sensação de pertencimento e saudade nos estudantes, tanto antigos quanto atuais.

Resultados notáveis e planos futuros

Em 2022, o projeto desenvolvido pela Base Aérea de Brasília beneficiou 156 alunos da Escola Classe Ipê durante nove meses. Conseguiu alcançar os objetivos propostos no Planejamento Pedagógico de Núcleo (PPN), permitindo que os beneficiados do programa ultrapassassem as barreiras do bem-estar físico proporcionado pela prática esportiva e melhorassem aspectos relacionados à saúde, educação, habilidades físicas e sociais, valores éticos e morais, conhecimento e postura social diante dos direitos e deveres enquanto cidadãos.

Campanha de doação de flauta doce

O PROFESP está também lançando uma campanha de doação de flautas doces, em parceria com a Seção de Instrução Militar e a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB). O objetivo é ampliar o impacto do programa, transformando ainda mais vidas de crianças e jovens através da educação musical. A doação de instrumentos musicais é uma maneira de se engajar com o projeto e fazer uma diferença tangível na vida dos alunos do PROFESP.

Sobre o Programa

O Programa Forças no Esporte é gerenciado pelo Ministério da Defesa e é desenvolvido em todo o território nacional, tendo surgido dentro do Ministério do Esporte. Ele é um desdobramento do Programa Segundo Tempo (PST) do Ministério da Cidadania, no âmbito das Forças Armadas, e teve seu início em 2003. Na capital federal, o projeto surgiu em 2013 voltado para os alunos de escola pública para a prática de esportes em horário diferente da atividade escolar. O projeto promove a valorização pessoal e fortalece a integração social e a cidadania.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).