O Comando Militar do Leste (CML), em parceria com o Centro de Comunicação Social do Exército (CComSEx), deu continuidade, no dia 21 de setembro, ao 2º dia do “Programa Conheça o seu Exército” para docentes e discentes de cursos de Comunicação Social, influenciadores de redes sociais, jornalistas e profissionais da mídia especializada, além de assessores de secretarias municipais. Na terça-feira, foram visitadas duas unidades diretamente subordinadas ao CML: a Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) e o 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º DQBRN).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

WhatsApp Image 2021 09 22 at 140420
No Comando da Bda Pqdt, os participantes foram recebidos pelo Comandante, General de Brigada Helder de Freitas Braga, que apresentou a história e as capacidades de preparo e emprego da tropa aeroterrestre, além das participações em grandes exercícios e operações.

Em seguida, os visitantes conheceram o Museu Aeroterrestre e, na sequência, foram direcionados ao Centro de Instrução Pára-quedista. Nessa unidade, assistiram uma exposição de materiais do pelotão de Polícia do Exército, da Companhia de Precursores Pára-quedista, do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar, além do Grupo de Combate em condições de emprego.

WhatsApp Image 2021 09 22 at 140417
Na atividade prática, alguns voluntários puderam ainda saltar da torre de treinamento dos paraquedistas e vivenciar uma das atividades rotineiras da tropa aeroterrestre.

Finalizando a atividade do dia, os integrantes do “Programa Conheça o seu Exército” conheceram diversos tipos de equipamento e protocolos a serem empregados pelos militares do 1º DQBRN. Meios como os laboratórios móveis químico, biológico, radiológico e nuclear, além das Companhias de Descontaminação e Reconhecimento e Identificação foram apresentados pelo subcomandante da unidade, Tenente-Coronel Fábio Vinicius Lima Lazaro.

Texto: 2º Tenente Ferrentini / Fotos: Cabo Francilaine

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).