Já saiu da Marinha e está em busca de recolocação profissional? Então fique atento, pois esta dica é para você: Termina nesta sexta-feira (06/10) o curso de vigilante oferecido pelo Programa de Recolocação Profissional do Corpo de Fuzileiros Navais (PReP-CFN). Após a certificação, os alunos estarão aptos para atuar na área da segurança privada.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.


A capacitação em vigilante foi ministrada com carga horária de 200 horas e aborda conteúdos teóricos e práticos como, por exemplo, defesa pessoal; sistema de segurança pública e crime organizado; direitos humanos; combate a incêndio; armamento e tiro e gerenciamento de crises. Com a conclusão, a turma – formada por 20 alunos que saíram da Marinha do Brasil (MB) e por militares que estão em processo de licenciamento da MB – recebe a certificação a fim de que estejam preparados e consigam uma recolocação profissional.

WhatsApp Image 2023 10 06 at 13.30.57

Quando eu soube dos cursos disponibilizados pelo PReP-CFN, achei muito interessante o curso de Vigilante que é numa área que vem crescendo bastante. Agora que conclui a capacitação, vi o quanto o setor é amplo e posso trabalhar em eventos, condomínios, bancos, instituições públicas, hospitais, entre outros locais”, enfatizou o Soldado da reserva, Fuzileiro Naval, Wallace Pimenta.

WhatsApp Image 2023 10 06 at 13.30.57 1
Curso de vigilante oferece possibilidades de atuação em vários locais

Como posso me inscrever no PReP-CFN?

Inscreva-se no endereço www.marinha.mil.br/cpesfn/formulario e confira também em www.marinha.mil.br/cpesfn/prep os cursos de capacitação disponíveis e faça a sua matrícula.


O PReP-CFN disponibiliza cursos de capacitação e oportunidades de emprego, por meio das parcerias com diversas empresas. Podem se inscrever Cabos e Soldados do Corpo de Fuzileiros Navais que já saíram da MB ou aqueles que estão em processo de licenciamento do Serviço Ativo.


“O objetivo do programa é proporcionar capacitação profissional aos interessados para facilitar a reinserção no mercado de trabalho, além de disponibilizar um banco de dados qualificado para as empresas parcerias do programa” explica o Coordenador do PReP-CFN, Capitão de Mar e Guerra (FN) André Duarte Canellas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).