É com profundo sentimento de tristeza e pesar que a Defesa e as Forças Armadas manifestam pêsames pelo falecimento do General de Brigada R1 NILTON DE ALBUQUERQUE CERQUEIRA.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O General foi declarado Aspirante a Oficial do Exército Brasileiro em 1954. Durante sua vida militar de dedicação à carreira das armas desempenhou, na ativa, diversas missões, destacando-se o comando do tradicional Regimento Sampaio, o 1º Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola); o Comando Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro; e o Comando da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (Escola), na Vila Militar de Deodoro. No exterior, desempenhou o cargo de Adido Militar junto à Embaixada Brasileira em Quito, no Equador.

Além de relevantes cargos que exerceu durante sua exemplar trajetória no Exército Brasileiro, na reserva, presidiu o Clube Militar por dois mandados; foi eleito deputado federal, em duas legislaturas; e chefiou a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, demonstrando o mais puro sentimento de patriotismo e civismo, prestando inestimáveis serviços ao Estado brasileiro com honradez, coragem moral e integridade.

O Ministério da Defesa presta as condolências aos familiares e amigos do Veterano General, pela irreparável perda.

Walter Souza Braga Netto
Ministro de Estado da Defesa

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).