Na quinta-feira (07), o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, recebeu comitiva do Colégio de Defesa Nacional de Bangladesh. Ao dar as boas-vindas, o titular da Pasta ressaltou a importância dos laços de cooperação entre os dois países.

Após ser recepcionado pelo Ministro, o representante de Bangladesh, Major General Anwar Momen, falou em nome da delegação e evidenciou o apoio estabelecido entre os dois países. “Desde o nosso primeiro dia no Brasil, sentimos duas coisas: uma é a hospitalidade, outra é o profissionalismo das Forças Armadas, que pode ser constatado em cada unidade militar visitada e em cada palestra que participamos”, destacou.

Alexandre Manfrim-19.jpg

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Desde o início da semana, os integrantes da comitiva prestigiaram eventos no Ministério da Defesa, na Escola Superior de Defesa (ESD) e no Quartel-General do Exército (QGEx). Na terça-feira (05), eles participaram de ciclo de palestras, na sede da Pasta, com temas relevantes no âmbito da Estratégia Nacional de Defesa, da Base Industrial de Defesa e das operações conjuntas executadas pelas três Forças Armadas. Além de militares do país asiático, a comitiva é composta por representantes da Índia, da Indonésia, do Nepal, da Nigéria, do Sudão do Sul e do Sri Lanka.

O evento contou, ainda, com a presença do Chefe de Assuntos Estratégicos, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes; do Subchefe de Política e Estratégia, Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo; e do Assessor Especial do Ministro, General de Divisão Josias Pedrotti da Rosa.

Por Rayane Bueno
Fotos: Alexandre Manfrim

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).