O Professor Doutor Peterson Silva, representando a Escola Superior de Defesa (ESD) e a Universidade da Força Aérea (UNIFA), marcou presença como Professor Visitante na prestigiada London Defence Conference (LDC). O evento ocorreu nos dias 23 e 24 de maio no King’s College London (KCL). Realizada anualmente, a conferência aborda questões de geopolítica, segurança e defesa nacionais, em parceria com a Escola de Estudos de Segurança/School of Security Studies do King’s College London.

A Importância da Cooperação Acadêmica Internacional

Segundo o Professor Silva, participar de eventos como a LDC é crucial para expandir a cooperação acadêmica com instituições internacionais de excelência e construir redes entre pesquisadores. “Os resultados são evidentes. Temos pesquisas de maior impacto e aulas mais robustas. Garantimos assim que os civis e militares formados na ESD estejam atualizados e preparados para servir no Ministério da Defesa, nas Forças Armadas e em outras áreas da Administração Pública”, ressaltou.

Um Evento Repleto de Especialistas e Formuladores de Políticas

A London Defence Conference reuniu um público diversificado, incluindo formuladores de políticas públicas, especialistas, acadêmicos, representantes da indústria de defesa e da mídia especializada. Entre os presentes, estavam figuras notáveis como o Primeiro-Ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, o Presidente da Polônia, Andrzej Dud, o Ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson, e o Chefe do Estado-Maior de Defesa do Reino Unido, Almirante Sir Tony Radakin. A presença de tais personalidades reafirma a importância deste evento no cenário mundial de defesa e segurança.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).