Grupo visitou os compartimentos da Fragata "Independência"

A Esquadra Brasileira recebeu, no dia 28 de abril, a visita de oito alunos do Mestrado em Segurança Nacional e Geopolítica do Centro de Estudos Superiores Navais (CESNAV) do México. O Adido Naval do México no Brasil, Contra-Almirante Victor Manuel Neria Estrada, integrou a comitiva, que foi recepcionada pelo Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante Iunis Távora Said.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Após a chegada ao Complexo Naval de Mocanguê, em Niterói (RJ), o grupo, formado por Oficiais-Alunos e servidores civis, visitou a Fragata “Independência”, a Base Naval do Rio de Janeiro e o Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão, onde conheceu o moderno Simulador Integrado de Combate (SICOMB), inaugurado no final de 2021.

ewa35sed65rf6t8jyibk
Alunos do CESNAV em visita ao Simulador Integrado de Combate

Eventos dessa natureza contribuem para o intercâmbio entre as instituições dos países envolvidos, estreitando os laços entre a Marinha do Brasil e Marinhas amigas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).