Nesta terça-feira (14/03), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a cerimônia de imposição da Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) no Grau “Grande-Oficial” ao Presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, Senador Rodrigo Otávio Soares Pacheco. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e contou com a presença de autoridades como o Ministro de Estado da Defesa, José Múcio Monteiro, e o Senador Federal David Samuel Alcolumbre Tobelem.

i2331417001707389

Ao entregar a comenda, uma das maiores honrarias das Forças Armadas, o Tenente-Brigadeiro Damasceno ressaltou a importância da relação saudável entre as Forças Armadas e o Congresso como um pilar fundamental da democracia, garantindo a segurança do Estado e o respeito às instituições.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i2331416554004866

Em seu discurso, o Presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal destacou a importância das Forças Armadas e o diálogo entre as organizações. Ele também enalteceu as atividades realizadas pela FAB, como a ‘Operação Regresso’ e ‘Operação Yanomami’, afirmando que se sentia honrado em receber o reconhecimento da Força Aérea.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).