Rio de Janeiro (RJ)  O Exército capacitou 26 estagiários de diferentes instituições nacionais e internacionais no Estágio de Preparação de Civis para Atuação em Ambientes Instáveis, realizado no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), de 18 a 22 de julho. O objetivo é que esses profissionais sejam capazes de exercer suas funções em ambientes de risco.

Os estagiários tiveram instruções relacionadas à comunicação e negociação, primeiros socorros, combate a incêndio, análise e mitigação de riscos, procedimentos em campos minados e áreas suspeitas, defesa química, biológica, radiológica e nuclear, dentre outras.

Além da equipe de instrução do CCOPAB, destacaram as participações da Coordenadora Geral da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz, Doutora Eduarda Passarelli Hamann, e da Senhora Bia Albernaz, que compartilhou experiências vivenciadas na República Democrática do Congo, na Colômbia e no Sudão do Sul.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os 26 participantes do Estágio são agentes da Agência Brasileira de Inteligência, Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Junta de Missões Mundiais, Cruz Vermelha Brasileira (RJ), Escola de Educação Física do Exército, Governo Britânico, Escola Superior de Guerra, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil, Aeroporto Internacional do Galeão, Universidade de Salvador, PARES Cáritas RJ, Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Centro Universitário Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação.

Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).