No dia 17 de dezembro, o Comando Conjunto Leste (CCjL) realizou uma cerimônia alusiva à marca de 300 mil doses de vacinas contra a covid-19, aplicadas em sete postos a cargo da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira, na cidade do Rio de Janeiro, durante os últimos oito meses.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, foram homenageados militares da 1ª Região Militar, responsável pela estrutura montada em frente ao Palácio Duque de Caxias, próximo à Central do Brasil, que ultrapassou a marca de 80 mil vacinas aplicadas.

O apoio vacinal das Forças Armadas começou em 9 de abril de 2021, com a abertura do primeiro posto na Vila Militar, em Deodoro. Seis novos pontos foram abertos em locais situados estrategicamente na capital fluminense: Museu Conde de Linhares, em São Cristóvão; Palácio Duque de Caxias, no Centro; Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos, em Realengo; Espaço Cultural da Marinha, na Praça XV; Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves, em Campo Grande; e Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador.

O CCjL, estrutura criada pelo Ministério da Defesa, no início da pandemia, com o intuito de contribuir com a mitigação dos efeitos da covid-19, seguiu o calendário da prefeitura, respeitando todos os critérios de idade, comorbidades, doses e tipos de vacina. A ação cumpriu o objetivo de dar celeridade ao processo de imunização da população carioca, somando esforços às equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio).

Desde o início da pandemia, diversas ações de prevenção e controle do coronavírus vêm sendo empreendidas pelo CCjL, como desinfecção de locais públicos, remoção de pacientes e transporte de material hospitalar, entre outros. As ações reiteram o compromisso permanente do Comando Conjunto com a população: proteger e colaborar nas ações de combate à pandemia da covid-19.

Fonte: Comando Conjunto Leste

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).