Neste ano, em que é comemorado o Bicentenário da Independência, confira a mensagem especial do Ministro da Defesa alusiva ao dia 7 de setembro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

YouTube video

Leia o texto na íntegra:

Ao completarmos duzentos anos da Independência do Brasil, recordamos os desafios e as conquistas que levaram o País a ser forte, livre, soberano e respeitado na comunidade das nações.

O ato destemido do jovem Príncipe Dom Pedro, às margens do riacho do Ipiranga, ladeado por soldados da cavalaria, os Dragões da Independência, hoje o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, aqui em Brasília, reflete, em nossos dias, o vigor e a determinação do Povo brasileiro. No histórico brado do Ipiranga, a sobriedade e a coragem de um líder desencadearam o inevitável destino de grandeza de nossa Nação.

São dois séculos em que nossos antepassados se dedicaram, com afinco, a superar adversidades em prol da liberdade e da busca do bem-estar da nossa gente. Nesses duzentos anos, nosso País evoluiu socioeconomicamente e desenvolveu-se, chegando a uma posição de importante ator global. Alcançou, assim, melhores condições para o seu Povo, despontando para um futuro grandioso.

Nesse processo, as Forças Armadas têm sido um sustentáculo da existência do Brasil. Combates foram travados no solo pátrio e no exterior. Batalhas foram vencidas; objetivos conquistados; a unidade e a integridade nacional preservadas; e a liberdade e a democracia defendidas. Partícipes fundamentais na construção da nacionalidade, a Marinha, o Exército e a Aeronáutica unem-se, de forma indissolúvel, com o Povo brasileiro, de quem recebem a permanente e inabalável confiança.

Os brasileiros de hoje, civis e militares, homenageiam e acolhem o brado do Ipiranga, ratificando a sua expressão patriótica e reforçando o sacrifício dedicado por muitos outros heróis que, como naquele 7 de setembro de 1822, atenderam ao chamamento da Pátria e colocaram-se a serviço dela.

Orgulhoso da rica história de coragem, ânimo e superação do nosso Povo, o Ministério da Defesa junta-se a todos os brasileiros na celebração do Bicentenário da Independência do Brasil, unindo nossas mãos na construção de um legado de paz, de prosperidade e de felicidade para as gerações vindouras.

Vivas à nossa Independência! Honras ao Imperador Dom Pedro I, que nos tornou uma nação livre! Bênçãos eternas aos brasileiros! Glórias ao nosso querido Brasil!

Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira
Ministro de Estado da Defesa

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).