Escoteiros do mar participam do cerimonial à Bandeira a bordo do NHo “Cruzeiro do Sul”

Nos dias 9 e 10 de setembro, o Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul” e o Navio Oceanográfico “Antares” receberam a bordo 24 Escoteiros do Mar, por ocasião da Revista Naval, realizada em 10 de setembro. Os navios encontravam-se fundeados na Baía de Guanabara, a fim de participarem dos eventos alusivos ao Bicentenário da Independência do Brasil.

Durante o embarque, os escoteiros, além de perfilarem nos conveses durante a Revista Naval, acompanharam alguns adestramentos, como os de nós e voltas e de controle de avarias no mar. Além disso, participaram dos cerimoniais à Bandeira, conheceram um pouco mais sobre a rotina da vida a bordo e, por fim, assistiram a uma palestra sobre as diferentes formas de ingressar na Marinha.

escoteiros do mar recebendo orientacoes a bordo do noc
Escoteiros do mar recebem orientações a bordo do NOc “Antares”

O Grupo Escoteiros do Mar (GEMAR) é a vertente do Escotismo, que tem por enfoque as atividades no litoral, baías, rios e locais onde seja possível realizar a navegação. A bordo dos navios estavam presentes cinco diferentes subgrupos de escotismo: o 90° GEMAR – “SO Amélio Azevedo Marques”, o 104° GEMAR – “Velhos Gaviões”, o 123° GEMAR – “Almirante Saldanha”, o 110° GEMAR – “Almirante Macedo Soares” e o 143° GEMAR – “Guapimirim”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).