O Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), por intermédio do Laboratório de Pesquisa em Ciências do Exercício (LABOCE) publicou, em abril e maio, três artigos em periódicos nacionais e internacionais.
O artigo publicado na revista International Journal of Environmental Research and Public Health intitulado “Soldier Load Carriage, Injuries, Rehabilitation and Physical Conditioning: An International Approach” contou com a participação de pesquisadores do cenário militar internacional e nacional, neste caso, representado pelo Capitão de Corveta (S) Thiago Jambo Alves Lopes, pesquisador do Instituto de Ciência e Tecnologia e de Inovação, do CEFAN.
Posteriormente, o artigo publicado na revista International Archives of Occupational and Environmental Health intitulado Risk factors for musculoskeletal injuries in military personnel: a systematic review with meta-analysis foi fruto da tese de doutorado da Capitão-Tenente (S) Priscila dos Santos Bunn, encarregada da Divisão de Pesquisa do CEFAN, que investigou os principais fatores de risco associados à ocorrência de lesões musculoesqueléticas em militares.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Por fim, o artigo intitulado Physical, psychological and demographic factors associated with military discharge: a systematic review foi publicado na revista Motriz, Revista de Educação Física. O estudo foi orientado por pesquisadores do CEFAN e realizado pelo Capitão-Tenente (FN) Gabriel Luis Moreira Fidelis, aluno do Curso de Aperfeiçoamento Avançado de Oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais (C-ApA-CFN) que realizou em 2019 a Fase Acadêmica na Linha de Pesquisa 3 (Desempenho Físico do Combatente). O objetivo do estudo foi investigar quais são os fatores físicos, psicológicos e demográficos associados aos pedidos de baixa pelos militares.
O Capitão de Corveta (S) Jambo, encarregado do LABOCE, enfatizou que a publicação de artigos, em revistas científicas internacionais, é importante para capacitação do pessoal da Marinha e da pesquisa acadêmica como instrumentos para a condução dos objetivos estratégicos da Força, assim com a consolidação do Corpo de Fuzileiros Navais por intermédio do CEFAN como referência, principalmente, no tema relacionado ao desempenho físico do combatente. “Esse fato também demonstra para a comunidade científica internacional que conduzimos e participamos de pesquisas científicas relevantes e de qualidade para o meio militar”.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395