Artigo publicado pela equipe do LABOCE

O Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), por intermédio do Laboratório de Pesquisa em Ciências do Exercício (LABOCE) publicou, em abril e maio, três artigos em periódicos nacionais e internacionais.

O artigo publicado na revista International Journal of Environmental Research and Public Health intitulado “Soldier Load Carriage, Injuries, Rehabilitation and Physical Conditioning: An International Approach” contou com a participação de pesquisadores do cenário militar internacional e nacional, neste caso, representado pelo Capitão de Corveta (S) Thiago Jambo Alves Lopes, pesquisador do Instituto de Ciência e Tecnologia e de Inovação, do CEFAN.

Posteriormente, o artigo publicado na revista International Archives of Occupational and Environmental Health intitulado Risk factors for musculoskeletal injuries in military personnel: a systematic review with meta-analysis foi fruto da tese de doutorado da Capitão-Tenente (S) Priscila dos Santos Bunn, encarregada da Divisão de Pesquisa do CEFAN, que investigou os principais fatores de risco associados à ocorrência de lesões musculoesqueléticas em militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Por fim, o artigo intitulado Physical, psychological and demographic factors associated with military discharge: a systematic review foi publicado na revista Motriz, Revista de Educação Física. O estudo foi orientado por pesquisadores do CEFAN e realizado pelo Capitão-Tenente (FN) Gabriel Luis Moreira Fidelis, aluno do Curso de Aperfeiçoamento Avançado de Oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais (C-ApA-CFN) que realizou em 2019 a Fase Acadêmica na Linha de Pesquisa 3 (Desempenho Físico do Combatente). O objetivo do estudo foi investigar quais são os fatores físicos, psicológicos e demográficos associados aos pedidos de baixa pelos militares.

O Capitão de Corveta (S) Jambo, encarregado do LABOCE, enfatizou que a publicação de artigos, em revistas científicas internacionais, é importante para capacitação do pessoal da Marinha e da pesquisa acadêmica como instrumentos para a condução dos objetivos estratégicos da Força, assim com a consolidação do Corpo de Fuzileiros Navais por intermédio do CEFAN como referência, principalmente, no tema relacionado ao desempenho físico do combatente. “Esse fato também demonstra para a comunidade científica internacional que conduzimos e participamos de pesquisas científicas relevantes e de qualidade para o meio militar”.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).