O Ministério da Defesa (MD), por intermédio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), participa, de 17 a 21 de outubro, da 12ª edição da Defexpo, a maior feira de Tecnologias e de Produtos de Defesa da Índia. Este ano, o evento ocorre na cidade de Gandhinagar, em Gujarat, Índia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A participação brasileira possibilita o incremento de parcerias visando ao desenvolvimento tecnológico e industrial na área de Defesa. Além disso, é uma oportunidade para conhecer as novidades no setor e ampliar relacionamentos com governos e forças armadas de países amigos e suas respectivas indústrias de defesa.

O Diretor do Departamento de Produtos de Defesa do MD participou de reunião bilateral com o Secretário de Defesa Indiano, Sr Ajay Kumar, durante a qual foram tratados assuntos relacionados à cooperação em defesa.

Com o tema “Caminho Para o Orgulho”, a edição 2022 da Defexpo reúne, em um só local, empresas públicas e privadas, startups e órgãos governamentais para apresentar e debater os avanços da área, além de possibilitar negócios internacionais na área de defesa.

Por Mariana Alvarenga
Foto: Divulgação

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).