O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte recebe nesta quarta-feira (16) os Concertos Navais, sob comando do 3º Distrito Naval. Uma realização da Marinha do Brasil, no qual cerca de 300 músicos das Bandas do Corpo de Fuzileiros Navais percorrem o território nacional, em concertos pelas cidades de Belém, Natal e Recife. O evento que acontece, a partir das 15h30, é gratuito e aberto ao público em geral.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade, tem como atrações o Banda Sinfônica Pelotão de Ordem Unida Silencioso, Banda Sinfônica e Banda Marcial. E busca proporcionar à família naval e à sociedade em geral, um momento para exaltar as tradições navais.

A Banda Sinfônica tem suas apresentações marcadas por uma mistura equilibrada de músicas populares e eruditas, instrumentais e cantadas. Composta por dois oficiais regentes e 118 militares músicos nas graduações de suboficiais e sargentos, a Banda Sinfônica foi criada na década de 70 e pertence à Companhia de Bandas do Batalhão Naval, situado à Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, Rio de Janeiro.

Já o Pelotão de Ordem Unida Silenciosa do Corpo de Fuzileiros Navais realiza, sem comando, movimentos precisos e sincronizados com o fuzil, demonstrando grande capacidade de trabalho em equipe, precisão e atenção aos detalhes, características comuns aos Fuzileiros Navais em todo o Brasil.

Por fim a Banda Marcial caracteriza-se por formar figuras e fazer evoluções enquanto executa dobrados militares e canções populares adaptadas. Composta por 96 executantes nas graduações de suboficiais, sargentos e cabos, tem como diferencial a presença das gaitas de fole, que contribuem para a sonoridade única das apresentações.

Fuzishow

Encerrando a programação de eventos, a Fuzishow fará sua apresentação no Partage Norte Shopping, no dia 17, às 19h, levando ao público repertório variado, com diversas músicas populares.

A Big Band da Marinha do Brasil tem um repertório amplo, composto por músicas populares, nacionais e internacionais. Possui como característica marcante a utilização de instrumentos de metais em suas apresentações, além da interação com o público e a descontração nos eventos.

CONCERTOS NAVAIS

Show: Banda Sinfônica, Pelotão de Ordem Unida Silencioso e Banda Marcial

Local: Área Externa e Interna do Parque da Cidade /Av. Omar O’ Grady, 8080 – Candelária

Dia: 16 de Agosto (Quarta-feira)

Hora: 15h30

Acesso ao Parque e ao Show: Gratuito.

Com informações da Prefeitura de Natal

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).