No dia 22 de setembro, as águas da Baía do Guajará, em Belém, foram palco de uma intensa preparação. A Marinha do Brasil conduziu um treinamento especial com embarcações dos órgãos que estarão à frente da Romaria do Círio Fluvial de Nossa Senhora de Nazaré, um dos eventos religiosos mais tradicionais do país, que acontecerá no dia 7 de outubro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Forças Unidas pela Segurança

A ação contou com a participação de diversos órgãos e instituições, demonstrando a importância e a grandiosidade do evento. Estiveram presentes militares da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte (ComGptPatNavN), do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), do Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas do Norte (GrEOpRibN) e da Base Naval de Val de Cães (BNVC). Além da Marinha, o Exército Brasileiro (EB) também marcou presença, mostrando a união das forças armadas em prol da segurança do evento.

Parceria com Órgãos Estaduais

A Marinha não esteve sozinha nessa preparação. O treinamento foi realizado em conjunto com o Grupamento Fluvial de Segurança Pública do Estado do Pará (GFlu), do 1º Grupamento Marítimo Fluvial (1º GMaF) e com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP). A Praticagem também esteve envolvida, garantindo que todos os aspectos relacionados à navegação fossem abordados.

Objetivo Claro: Segurança e Excelência

O principal intuito dessa iniciativa é aperfeiçoar o plano de execução e garantir a segurança da navegação das embarcações que estarão inscritas para o evento. A Romaria do Círio Fluvial é um momento de fé e devoção, e a preparação cuidadosa da Marinha e dos órgãos envolvidos assegura que os fiéis possam vivenciar esse momento com tranquilidade e segurança.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).