Fato é inédito na história da Marinha russa.
Pela primeira vez na história da Marinha russa, três submarinos nucleares emergiram simultaneamente através de uma espessa camada de gelo no Ártico. A informação foi repassada ao presidente Vladimir Putin pelo almirante Nikolai Ievmenov.

“Dentro de uma área limitada de raio de 300 metros”, acrescentou o almirante.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

YouTube video

Em conversações realizadas em janeiro passado, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, e sua homóloga da Noruega, Ina Marie Eriksen Søreide, discutiram a deterioração da situação de segurança no extremo norte.  Segundo Lavrov, o aumento da atividade militar na Noruega e o desenvolvimento da infraestrutura da Otan perto das fronteiras russas teriam consequências negativas para o Ártico.

Em março de 2020, Putin assinou um decreto sobre os fundamentos da política de Estado no Ártico até 2035. Um dos principais objetivos do decreto é garantir a soberania, preservar o Ártico como um território de paz e estabilidade, desenvolver a Rota do Mar do Norte e garantir qualidade de vida alta na região ártica da Federação Russa.

Fonte: Russia Beyond

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).