A NUCLEP recebeu nesta segunda-feira (25) a visita de três parlamentares de relevância no Congresso Nacional, sendo todos grandes defensores do desenvolvimento de setores industriais estratégicos no Brasil. Na sede da empresa em Itaguaí, foram recebidos o deputado Julio Lopes, presidente da Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Atividades Nucleares do Congresso (FPN); o deputado Áureo Ribeiro, coordenador da bancada federal do Rio no Congresso Nacional; e o deputado Luiz Fernando, coordenador da bancada de MG. Estes são conhecidos por serem grandes defensores da NUCLEP em Brasília.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A NUCLEP e Seu Papel Estratégico na Indústria Nacional

IMG 20230626 WA0193

A NUCLEP é a única empresa nacional capacitada à fabricação e manutenção dos equipamentos nucleares mais estratégicos do país, tornando-se uma parte essencial do Programa de Submarinos da Marinha do Brasil. A empresa tem uma importância única na reconstrução de Angra 3 e na construção do primeiro submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear do país. Os parlamentares foram recepcionados pelo presidente da empresa, Carlos Henrique Silva Seixas, seus diretores e Superintendentes. Além disso, tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo institucional da empresa e foram atualizados sobre o andamento das obras nucleares e de defesa, bem como sobre as que estão em curso pela fábrica de Torres de Transmissão de Energia.

O Reconhecimento do Congresso à NUCLEP

IMG 20230626 WA0198

O presidente da Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Atividades Nucleares do Congresso (FPN), Julio Lopes, destacou a relevância dos profissionais da Nuclep. “O Brasil é um dos poucos países que tem uma indústria nuclear tão desenvolvida e profissionais tão capacitados e especializados num setor tão estratégico. No Congresso, defendo fervorosamente o reconhecimento dessa indústria e profissionais, que por sua capacidade pessoal, trajetória e biografia se destacam no projeto nuclear nacional, dentro de uma perspectiva de evolução diferenciada”, afirmou.

Prestígio e Futuro da NUCLEP

IMG 20230626 WA0197

Para o deputado Áureo Ribeiro, coordenador da bancada do RJ no Congresso, a dedicação do presidente Seixas no comando da Nuclep tem sido notável. “Seixas fez uma admirável restruturação da Nuclep. A empresa está com as contas em dia, muitas obras em andamento e tem a confiança do mercado. Como parlamentar do Estado tenho imenso orgulho em termos no Rio uma estatal desse porte com potencial imenso para novas oportunidades”, disse Áureo. Já o deputado Luiz Fernando, coordenador da bancada de MG no Congresso e visitante pela primeira vez da NUCLEP, se mostrou impressionado com a empresa. Ele destacou que levará ao Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a importância da Nuclep para o desenvolvimento nuclear do Brasil e a relevância da visita do ministro às instalações fabris da empresa.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).