Na última sexta-feira, a cidade de São Paulo testemunhou um momento significativo para o setor nuclear brasileiro, com a cerimônia de transmissão de cargo do Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), do Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar para o Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria. Este evento não só sinaliza uma nova era de liderança na Marinha do Brasil mas também reafirma o compromisso contínuo com os avançados programas tecnológicos e nucleares do país.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

NUCLEP: NO CORAÇÃO DA INOVAÇÃO NUCLEAR

A Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (NUCLEP), reconhecida como peça-chave no desenvolvimento nuclear brasileiro, esteve em destaque durante a cerimônia. Como a principal fabricante de equipamentos nucleares do Brasil e berço dos submarinos brasileiros, a NUCLEP desempenha um papel crucial na produção de componentes essenciais para o Submarino com Propulsão Nuclear Brasileiro (SN-BR), incluindo o bloco 40, seção que abrigará o reator do submarino.

UMA REUNIÃO DE LÍDERES

O evento contou com a presença de figuras proeminentes do setor nuclear e da defesa, incluindo os presidentes da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL), Newton Costa Neto; do Conselho Administrativo da Diamante Energia, Jorge Nemr; e da Frente Parlamentar Nuclear do Congresso, Deputado Federal Julio Lopes; além da Dr.ᵃ em Energia Nuclear, professora Inayá Lima; o ex Ministro do Ministério de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque; e importantes lideranças da NUCLEP, reforçando o evento como um marco de união e força para o setor.

COMPROMISSO COM A VANGUARDA TECNOLÓGICA

A transição na DGDNTM não é apenas uma mudança administrativa; representa a renovação do ímpeto em dois dos mais críticos projetos de defesa e tecnologia do Brasil: o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e o Programa Nuclear da Marinha (PNM). A dedicação da NUCLEP ao sucesso desses programas evidencia a capacidade nacional de inovação e a importância estratégica da tecnologia nuclear para a soberania e defesa do país.

OLHANDO PARA O FUTURO

A posse do Almirante Rabello promete não só continuar o legado de seu antecessor mas também impulsionar ainda mais o Brasil na arena da tecnologia nuclear e defesa submarina. A cerimônia reafirma o papel da NUCLEP e da Marinha do Brasil na vanguarda da inovação, marcando um caminho promissor para os avanços tecnológicos e a segurança nacional no cenário global.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).