A Marinha do Brasil (MB) anuncia a continuação das inscrições para o Processo Seletivo de ingresso no Serviço Militar Voluntário de Oficiais Temporários (SMV-OF). As vagas, que estão abertas até 23 de julho, são uma oportunidade única para quem sonha em fazer parte da defesa do país e adquirir uma experiência inigualável. O link para inscrição é: https://www.marinha.mil.br/sspm/.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

São 26 vagas para Oficiais da Reserva de 3ª Classe da Marinha (RM3), distribuídas pelas áreas de Ciência, Tecnologia e Medicina. Estas vagas são destinadas para atuação no Rio de Janeiro, o coração do Brasil. Os candidatos devem possuir nível superior e título de mestre e/ou doutor, de acordo com a profissão.

Quem pode se inscrever?

A seleção é voltada para homens e mulheres com mais de 18 anos e menos de 63 anos de idade, até 29 de janeiro de 2024, data da incorporação. Portanto, se você se enquadra nesse perfil, não perca esta oportunidade. O vínculo entre os militares temporários e a Marinha pode ser renovado a cada ano, podendo chegar até oito anos, sem possibilidade de estabilidade. Este é um compromisso de dedicação, mas que certamente trará grandes recompensas pessoais e profissionais.

O Oficial Superior Temporário

O RM3 é um oficial temporário que ingressou na Marinha não somente com o ensino superior completo como o Oficial RM2, mas também com pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) e experiência de trabalho. Sendo assim, ele é um Oficial Superior temporário, ocupando o posto de Capitão de Corveta e, no sétimo ano de serviço, ocupa o posto de Capitão de Fragata. Uma jornada cheia de desafios e aprendizados, ele existe para suplementar o efetivo de oficiais de carreira na prestação de serviços especiais no Distrito Naval onde irá servir.

Etapas do Processo Seletivo

O Processo Seletivo é constituído de Prova Objetiva de Conhecimentos Militares Navais, a ser realizada em 3 de setembro de 2023; Verificação de Dados Biográficos; Verificação Documental; Prova de Títulos; Inspeção de Saúde; e Teste de Aptidão Física. Um processo cuidadoso e rigoroso para encontrar os melhores candidatos para servir o nosso país.

Este é o chamado para todos que buscam por uma jornada extraordinária. As inscrições estão abertas até o dia 23 de julho. Não perca essa chance e inscreva-se em: https://www.marinha.mil.br/com1dn/smv/smv-sup-rm3-resumo.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).