Para fomentar a pesquisa e os treinamentos em operações de paz, o Ministério da Defesa (MD) participou da 26ª Conferência Anual da Associação Internacional dos Centros de Treinamento (IAPTC, na sigla em inglês), no Bangladesh Instituto de Treinamento de Operações de Apoio à Paz, em Dhaka, entre 31 de outubro e 4 de novembro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

IAPTC1

Na ocasião, a Pasta foi representada pelo oficial da Subchefia de Operações de Paz do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Capitão de Fragata André Cavalcanti da Silva Mello. “Este é o maior evento mundial sobre treinamento para operações de paz, que reúne instituições militares e civis. Para nós, que possuímos dois Centros de Operações de Paz como referência na comunidade internacional, foram fundamentais o intercâmbio de conhecimentos e a ampliação de network, para aprimorar nossa atuação”, ressaltou o militar.

Estiveram presentes 237 participantes, de 52 países, que debateram sobre o tema “Operações de Paz na Era Digital: Oportunidades e desafios para uma comunidade global de treinamento”. Ao todo, foram apresentados 11 painéis. Por fim, ocorreram rodas de conversas com perguntas e debates.

Participação – A participação do Brasil foi destacada pelos Comandantes do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e do Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COPazNav). O Comandante do CCOPAB, Coronel Carlos Alberto Moutinho Vaz, discorreu sobre as melhores lições aprendidas no Exercício VIKING22, realizado remotamente e por meio de simuladores, na Suécia e no Brasil.

IAPTC 2.jpeg

Em um segundo momento, ocorreu uma reunião bilateral entre os Comandantes dos Centros de treinamento de operações de paz brasileiros e os representantes do Instituto de Treinamento de Operações de Paz (POTI), sobre plataforma de ensino on-line, com foco na plataforma de e-learning do Centro Nacional de Treinamento. A tecnologia facilitará o treinamento a distância dos militares que atuarão em missões de paz.

A IAPTC é uma associação voluntária de centros, instituições e programas que trabalham com pesquisa, educação e treinamento para Operações de Paz. A Conferência é realizada anualmente com a alternância de continentes dos países membros da IAPTC. No ano de 2024, será realizada no continente africano, em Nairóbi, Quênia.

Por Carolina Militão
Fotos: Divulgação SEPROD/MD

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).