Assunção (Paraguai) – No período de 18 a 25 de outubro, a Cooperação Militar Brasileira no Paraguai (CMBP) organizou a tradicional competição de futebol no âmbito das Forças Armadas Paraguaias, como parte das atividades comemorativas aos 80 anos da CMBP.

O evento contou com a participação de 11 equipes masculinas e quatro equipes do segmento feminino. Sagrou-se campeã do Torneio masculino a equipe do Comando Logístico do Paraguai. No segmento feminino a equipe da Marinha Paraguaia foi a vencedora.

Prestigiaram a competição, o Comandante da Força Aérea Paraguaia, General do Ar Arturo Javier González Ocampo; o Comandante Logístico, General de Divisão Roque Alberto Sotelo Chaparro; o Comandante dos Institutos Militares de Ensino do Exército, o General de Divisão Manuel Rodríguez Sosa; o Diretor Geral de Recrutamento, Reserva e Mobilização, o Vice-Almirante Conrado Cáceres Louteiro; o Diretor de Material Bélico, General de Divisão Jose Maria Balbuena Samudio além de outros Oficiais-Generais da Marinha, Exército e Força Aérea Paraguaia.

A Cooperação Militar Brasileira no Paraguai, herdeira da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai, completa 80 anos com a missão de realizar a cooperação militar com fins científico, cultural, tecnológico e de aperfeiçoamento com as Forças Armadas do Paraguai, buscando consolidar suas estruturas e estreitar os laços de amizade entre o Exército Brasileiro e essas instituições.

Ao final da atividade, o Adido de Defesa e do Exército e Chefe da CMBP, Coronel Nilberti Viana Gramosa, agradeceu às Forças Armadas do Paraguai pelo apoio à atividade e destacou o legado da CMBP/MMBIP nesses 80 anos de existência, caracterizada pela cooperação, integração e amizade entre os Países.

Fonte: Aditância do Brasil no Paraguai

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui