No período de 27 de setembro a 11 de outubro, o 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1) participou do Exercício Conjunto “NÚNTIUS-2020”, desdobrado com duas aeronaves AF-1B/1C na ALA 5 da Força Aérea Brasileira, em Campo Grande (MS).

O evento, que teve como objetivo a qualificação de militares das três Forças, sendo quatro da Marinha, para a condução de Guiamento Aéreo Avançado, contou com a realização de surtidas de Apoio Aéreo Aproximado dos A-29, Super Tucano, do Terceiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (3°/3° GAV), e dos A-4, Skyhawk, do EsqdVF-1. O adestramento de guiagem com a participação de vetores aéreos de alta performance agrega grande valor à instrução, além de colaborar com a interoperabilidade das três Forças, sendo uma interessante oportunidade para atualização da doutrina de Apoio Aéreo Aproximado nas Forças Armadas.

As informações são da Marinha do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).