A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos do Amapá (CPAP), uniu forças com diversas entidades de segurança do estado do Amapá para realizar a Operação “Rios Seguros II”. Esta ação, que aconteceu entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro, contou com a participação da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado do Amapá, Polícia Federal, Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, Batalhão de Polícia Ambiental do Amapá e Polícia Civil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Áreas de Atuação

imagem 2023 08 21 092249587

O foco da operação foi nas áreas de fundeio de Macapá e na região portuária de Santana. Estas regiões, de grande movimentação e importância estratégica, foram cuidadosamente patrulhadas para garantir a segurança e o cumprimento das leis marítimas e fluviais. Para isso, foi utilizado o avio Patrulha Guanabara, que está sob o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, além de embarcações da CPAP e dos demais órgãos de segurança pública envolvidos.

Resultados da Operação

Durante a operação, foram realizadas 150 abordagens a embarcações e indivíduos nas áreas patrulhadas. Destas, resultaram em 32 notificações por diversas irregularidades e 12 apreensões. Estes números refletem o comprometimento e a eficácia da operação, que busca garantir a segurança dos cidadãos e a integridade das áreas fluviais do Amapá.

Compromisso com a Segurança

A Operação “Rios Seguros II” é um exemplo claro do compromisso das forças de segurança, em conjunto com a Marinha do Brasil, em proteger e servir a população. Através de ações como esta, busca-se não apenas garantir a ordem, mas também transmitir à população a certeza de que os órgãos competentes estão atentos e prontos para agir em prol da segurança de todos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).