Em 16 de agosto, no contexto da Operação Guararapes 2022, a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada iniciou sua Marcha para o Combate, a fim de restabelecer o contato com as forças oponentes, simuladas no exercício.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o deslocamento da tropa, diferentes ações foram treinadas, da mesma forma que aconteceria em caso de conflito real. O 15º Batalhão de Infantaria Motorizado (15º BI Mtz), que encontrava-se na vanguarda da coluna de marcha, empregou seus elementos de combate e apoio de fogo, além do apoio especializado de engenharia, em reforço.

A Operação Guararapes 2022 é o exercício de adestramento tático avançado do Comando Militar do Nordeste e de maior vulta realizado nesta região do país. Além dos Grandes Comandos sediados nos oito estados da Federação sob a responsabilidade do CMNE, módulos operacionais de outras regiões agregam capacidades de combate, logística e cibernética à operação.

WhatsApp Image 2022 08 17 at 18.06.13 1 WhatsApp Image 2022 08 17 at 18.06.13

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).