A paixão pela aviação move milhares de brasileiros. Seja pelo rugido dos motores, pelas acrobacias aéreas ou simplesmente pelo sonho de voar, a aviação tem o poder de encantar e unir pessoas. Pensando nisso, a Força Aérea Brasileira (FAB) promove anualmente os Portões Abertos, eventos especiais que permitem ao público conhecer de perto aeronaves militares e civis, assistir a shows aéreos e ainda participar de diversas atividades para toda a família.

Aproximando a Comunidade da Força Aérea

Os Portões Abertos são mais do que simples eventos. São oportunidades únicas para a sociedade conhecer as principais ações da FAB, entender suas capacidades e, quem sabe, despertar vocações. Além disso, esses eventos fortalecem os laços entre a Força Aérea e a comunidade, aproximando a população das Organizações Militares espalhadas pelo país. Em Brasília, por exemplo, a Base Aérea local preparou uma programação especial para o domingo, 03 de setembro, que inclui apresentações da Esquadrilha da Fumaça, Esquadrilha Fox, acrobacias aéreas e muito mais. Na última edição, o evento na capital federal atraiu um público de mais de 90 mil pessoas!

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma Jornada pelo Brasil Afora

Mas a festa não se limita a Brasília. Diversas bases aéreas e organizações militares em todo o Brasil abrirão seus portões para receber o público. Se você é apaixonado por aviação, confira o calendário e programe-se para visitar a Organização Militar mais próxima:

  • 03/09 – Base Aérea de Brasília (BABR)
  • 09/09 – Base Aérea de Anápolis (BAAN)
  • 17/09 – Academia da Força Aérea (AFA)
  • 30/09 – Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)
  • 01/10 – Base Aérea de Manaus (BAMN)
  • 01/10 – Parque de Material Aeronáutica de São Paulo – (PAMA-SP)
  • 08/10- Base Aérea de Campo Grande (BACG)
  • 12/10- Base Aérea de Canoas (BACO)
  • 14/10- Base Aérea de Santa Maria (BASM)
  • 15/10- Base Aérea de Florianópolis (BAFL)
  • 28 e 29/10 – Museu Aeroespacial (MUSAL)
  • 29/10- Base Aérea de Fortaleza (BAFZ)

Convite

52370199355 29e15f6e36 c

Os Portões Abertos da FAB são uma celebração da aviação brasileira e um convite para que todos possam conhecer de perto o trabalho e a dedicação dos profissionais que fazem parte dessa instituição. Seja para assistir a um show aéreo, conhecer aeronaves de perto ou simplesmente passar um dia diferente com a família, os Portões Abertos são a oportunidade perfeita. Venha e faça parte dessa festa!

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).