Uma operação conjunta das Forças Armadas, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) destruiu uma aeronave em solo e prendeu dois homens em uma pista clandestina de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY), localizada na região sudeste de Surucucu, em Roraima, próximo à fronteira com a Venezuela. A operação foi deflagrada a partir de ações de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) e contou com o uso de um helicóptero da Marinha do Brasil equipado com visão noturna.

i234715070001474

A destruição da aeronave em solo e a prisão dos suspeitos representam uma importante ação de combate ao tráfico aéreo ilegal na região da Terra Indígena Yanomami. A utilização de equipamentos de visão noturna e de ações de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) permitiram que a operação fosse rápida e efetiva, demonstrando o compromisso das autoridades públicas com a proteção das terras indígenas e com a preservação do meio ambiente.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No entanto, ainda é preciso intensificar as ações de combate ao garimpo ilegal e ao tráfico de drogas na região da TIY. O garimpo ilegal é uma atividade predatória que causa impactos ambientais graves, como a contaminação do solo e da água, além de afetar diretamente as comunidades indígenas da região. É importante que as autoridades públicas continuem a desenvolver estratégias eficazes para coibir essas práticas ilegais.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).