Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Operação “CAMEX Delta do Amazonas” concluiu sua missão na última quinta-feira, após intensos dias de atividades na região Norte do Brasil. Desde o início de agosto, um Grupo-Tarefa (GT) da Marinha do Brasil esteve ativo, com a responsabilidade de monitorar e controlar uma área marítima estratégica próxima à foz do rio Amazonas. Esta operação, que ocorreu em paralelo à Cúpula da Amazônia em Belém, visou fortalecer a capacitação e defesa da região.
Composição e Equipamentos da Operação

Sob o comando do Contra-Almirante Antonio Braz de Souza, o GT contou com a presença do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, Fragata “Defensora” e um grupo especializado de Mergulhadores de Combate. Além destes, outros navios e aeronaves equipadas com tecnologia de ponta, como sensores, radares e câmeras de imagem térmica, foram empregados para garantir a eficácia da operação. O Contra-Almirante Antonio Braz destacou: “O resultado alcançado na CAMEX conferirá maior efetividade ao controle da área marítima compreendida e maior segurança da navegação na região”.
Objetivo e Estratégia da Operação
Em operações como a realizada na foz do Amazonas, a força naval executa ações de esclarecimento, identificando e acompanhando embarcações na região. Com isso, um centro de comando e controle, seja a bordo ou em terra, obtém informações detalhadas sobre os contatos reportados, permitindo que a autoridade naval tome as decisões adequadas para cada situação. O Capitão de Corveta Barcelos, Chefe de Operações do NAM “Atlântico”, ressaltou a importância estratégica da região, onde a Amazônia Verde encontra a Amazônia Azul, e a necessidade de atenção constante a essa área.
Importância da Foz do Rio Amazonas
A região da Foz do Rio Amazonas é de suma importância para o Brasil, não apenas por sua riqueza natural, mas também por sua relevância estratégica. Controlar essa área é fundamental para preservar as Linhas de Comunicação Fluviais da Bacia Hidrográfica Amazônica e garantir a segurança das conexões com o oceano Atlântico.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395