A Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG), em parceria com a Delegacia Fluvial de Pirapora (DelPirapora) e a Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas), deu um passo significativo para a segurança na navegação em Minas Gerais. No dia 18 de setembro, foi realizado o lançamento do aplicativo NAVSEG, uma iniciativa da Marinha do Brasil. O evento, que aconteceu em diversas organizações militares na capital mineira, teve como objetivo principal apresentar e divulgar essa nova ferramenta.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presenças Notáveis e Apoio Institucional

download

O lançamento do aplicativo contou com a presença de diversas autoridades e representantes da sociedade. Entre eles, o Subsecretário de Ações Integradas e Inteligência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (SEJUSP), o Presidente da SOAMAR, membros da imprensa e líderes da comunidade náutica local. Em Pirapora, a DelPirapora teve a honra de receber o Prefeito de Lassance e outros representantes da região. Já na DelFurnas, o Secretário de Turismo de Capitólio marcou sua presença.

O Aplicativo e sua Importância

O NAVSEG surge como uma resposta às demandas por mais segurança na navegação. Durante a apresentação do aplicativo, muitas sugestões foram trazidas à tona, visando ampliar a abrangência da ferramenta. Além disso, propostas específicas foram feitas para que o aplicativo atenda de forma mais eficaz às particularidades do estado de Minas Gerais, considerando sua hidrografia fluvial e características geográficas. O principal objetivo do NAVSEG é integrar esforços com outras instituições de segurança pública, como a Polícia, o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil, para garantir navegações mais seguras.

A chegada do aplicativo NAVSEG representa um avanço significativo para a segurança na navegação em Minas Gerais. Com a colaboração de diversas entidades e a participação ativa da comunidade, a Marinha do Brasil reafirma seu compromisso com a segurança e bem-estar dos navegantes.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).