Rio de Janeiro (RJ) – Nos dias 2, 5, 6 e 7 de setembro, a Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) participou de diversas atividades, por ocasião das comemorações referentes ao Bicentenário da Independência do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os eventos tiveram início no dia 2 de setembro, com a visita de integrantes da 1ª Companhia de Engenharia de Combate Pára-quedista (1ª Cia E Cmb Pqdt) ao Colégio Aplicação, na Vila Militar, Rio de Janeiro – RJ, oportunidade na qual os militares da 1ª Cia E Cmb Pqdt montaram, naquele estabelecimento de ensino, uma pista de cordas para execução por parte dos alunos do ensino fundamental.

Nos dias 5 e 6 de setembro, as atividades prosseguiram, com a visita à Bda Inf Pqdt de estudantes das Escolas Municipais Guimarães Rosa e Mário Casasanta, ambas do Bairro de Magalhães Bastos, além das Escolas Municipais Ramiz Galvão e Tasso da Silveira, do Bairro de Realengo. A visita consistiu na recepção dos alunos pelo Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Adriano Fructuoso da Costa, que apresentou as boas-vindas aos estudantes, ocasião na qual proferiu palavras de incentivo, lembrando que eles poderão ser futuros integrantes do Exército Brasileiro e que isso é plenamente possível, uma vez que ele próprio, em sua juventude, também realizou a visita a esta Brigada, na condição de estudante de escola da rede pública e, hoje, como Comandante da Tropa Aeroterrestre, realizou o sonho nascido naquela oportunidade.

A visita prosseguiu com uma palestra proferida no auditório do Comando da Bda Inf Pqdt, em que foram apresentados aos jovens estudantes a Brigada de Infantaria Pára-quedista e o Exército Brasileiro, bem como as diversas formas de ingresso na Força.

Na sequência, os estudantes visitaram o Museu Aeroterrestre, onde puderam conhecer um pouco da história da Brigada e tudo o que integra a Mística Paraquedista. A visita prosseguiu com um passeio dos alunos na Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média sobre Rodas (VBTP-MR) Guarani; uma exposição de materiais de emprego da Tropa Paraquedista na Área de Estágios do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil (CI Pqdt GPB) e, coroando a visita, a demonstração e o salto da Torre de Saltos da Área de Estágios, que teve total adesão dos alunos e que foi motivo de muita alegria e vibração dos jovens estudantes.

As comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil prosseguiram, com a participação destacada da Bda Inf Pqdt no desfile cívico-militar realizado, em 6 de setembro, na Av. Duque de Caxias, na Vila Militar, com destaque para a marcialidade, a vibração e o patriotismo do Soldado Paraquedista.

O dia 7 de setembro, Data Magna da Independência do nosso Brasil, foi marcado pela participação da Brigada de Infantaria Pára-quedista no desfile cívico-militar na capital de São Paulo; com um salto semiautomático em massa d’água, na cidade de Porto Alegre – RS, bem como, na Cidade do Rio de Janeiro. Houve também apresentações da Banda de Música da Brigada de Infantaria Pára-quedista no Parque dos Patins no bairro da Lagoa e na Praça Jardim do Méier, demonstração de salto livre, na Praia de Copacabana, onde os integrantes da Equipe de Salto Livre da Bda Inf Pqdt, “Os Cometas”, realizaram uma apresentação, com técnicas como o “trabalho relativo de velame”, que muito abrilhantaram a apresentação. O ponto alto do evento foi quando os paraquedistas aterraram na “Princesinha do Mar” conduzindo o Pavilhão Nacional e uma bandeira comemorativa dos 200 anos da Independência do Brasil, traduzindo todo o sentimento de patriotismo e integração com a Nação Brasileira, em um momento único, vibrante e mágico, em que celebramos o Bicentenário da Independência do nosso Brasil.

Fonte: Brigada de Infantaria Pára-quedista

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).